Treino hoje só de slalon

escrito por Fabi Estiga nesta data  31. janeiro 2009 23:35

O sistema que comecei ontem a usar para treinar o slalon, que Val, Fernanda e Gabi assinaram embaixo, é muito interessante. O nome em inglês é Weave o Motion. Pelo que pesquei na internet (youtube) você primeiro faz um corredor, em alguns vídeos vi telas dos lados e em outros não. Talvez os sem tela sejam um passo a frente. De qualquer forma não encontrei um "passo a passo" desse método. Como os cães que testei ou já foram iniciados no slalon "convencional" com tela ou já sabem fazer pulei essa parte do corredor.

O vídeo do 1º dia, ontem 30 de janeiro de 2009, está no post abaixo. Nesse segundo dia resolvi modificar o setup das varas. Pela manhã fechei o ângilo, não sei quantos graus, mas foi sinificativa a redução. Não tenho foto do slalon aberto assim, mas no vídeo vai dar pra notar. Foi normal, tanto a Sandy quanto o Bola fizeram sem problemas. Porém como a terra é muito fofa aqui as varas com o cachorro passando acabam mais abertas o que modifica o desempenho do teste. O nível de acerto foi bem alto, acho que de 10 passagens 2 erros, sendo que fiz uma variação na entrada, começava largando em linha reta e depois mudava de lado. Os erros ocorreram na saída.

A tarde remontei fazendo o corredor com as barras paralelas sem angular. O formato se aproxima mais do que os cães estam acostumados. Só que ai é que tive a grande verdade sobre o sistema. Ele ajuda o cão a acertar a passada, colocando apenas uma pata de cada lado do slalon, se ele vai pra direita apenas a pata direita pisa desse lado, a esquerda ele deixa no canal. No caso, fui um pouco exagerado, deixei espaço apenas para a cabeça do cachorro passar, o corpo teria que forçar as barras e essa é a segunda grande diferença. Ao invés de movimentar todo o corpo de um lado para o outro apenas a cabeça se movimenta e o corpo ataca as barras. No vídeo tem uma passagem, a última em câmera lenta, 40& da velocidade real.

Um caso interessante desse segundo treino. A Sandy que tem uma deficiência no slalon, só vai até o final se o condutor estiver  do seu lado direito, não teve problemas em ir até a última barra. O normal seria ela sair duas antes.

Maiores conclusões mais pra frente.



Tags:

Weeeeeeave - Sandy

escrito por Fabi Estiga nesta data  30. janeiro 2009 14:41

Como prometi filmei o primeiro treino do dia hoje com a Sandy. Sabe o que é mais engraçado, que não importa onde eu esteja ela vai sempre até o final. No slalon normal ela não faz isso e se eu estiver na sua esquerda (na da Sandy não na sua) ela sai sem terminar. Eu não tive acesso aos detalhes do treinamento da Sandy, como todos sabem peguei ela com quase quatro anos de idade, logo não sei como foi feito o Slalon, nem zonas de contato, nem nada. Já tinha visto ela competir várias vezes e achava sempre uma boa cachorra.

Pra ver acesse o link abaixo:
http://www.amigodocao.com.br/agility/detalnot_agt.asp?prod_id=397

A única recomendação que faço é só atirar a bolinha, no meu caso estou usando uma bola (premiar), depois que o cachorro terminar o slalon. As primeiras vezes eu corri do lado, ontem, porque na verdade eu queimei a primeira parte do treinamento, mas deu certo, até agora. O melhor é: se for tentar fazer isso com um cachorro que não conhece o obstáculo, fazer certo e do início, mas também existem outras formas como o da Susan Garret 2x2, slalon com seis barras e nylon, com tela, entre outros. Em todos é necessário ter paciência, muuuita paciência.



Tags: , , ,

Weave o Motion

escrito por Fabi Estiga nesta data  30. janeiro 2009 00:59

Acho que hoje foi o dia do surto final, ou seria o primeiro de muitos? Caráca.

Bom montei esse slalon da foto ao lado no pátio pros cachorros passarem. Eu tava começando a achar estranho, porque no intervalo dos programas na TV, enquanto uns pensam em lavar o carro, matar formigas, coisas mundanas eu fico pensando na zona de fulano, slalon de ciclano, em encurtar o salto do 1º... Peguei um salto com o Aurélio e montei hoje ai treinei o Bola, a Guíça e a Sandy, todos bem legais. Salta, voltinha e premia. A Sandy foi a melhor. Ai enquanto ia trocar de cachorro lembrei desse slalon aberto de um vídeo que vi no youtube, liguei com essas varas de uma barraca que tenho e vupt surgiu esse negócio.

Conversando com a Val ela me disse que melhora a velocidade do cachorro e teóricamente, parece que sim. Porque aberto assim o cachorro rasga. Botei primeiro a Sandy que já é loca pelo Slalon e a velocidade é algo, ainda mais com uma bolinha no final. O incrível é que ela não errou a passada. O Bola achou meio estranho, mas fez também e bem rápido.

Amanhã vou filmar e estabelecer, enquando escovo os dentes, uma forma para trabalhar.

Agora o mais legal é que com a quantidade de pedaços de barraca que ainda tenho dá pra fazer mais uns dois slalons!!!! Hehehe, vocês podem não acreditar, mas surtei. Tenho que terminar de cortar a grama, mas hoje a chuva não deixou e pela forma que o tempo anda não vai dar amanhã também.

Aguardem os vídeos.



Tags:

Dani e Cosmo no Brasileiro

escrito por Fabi Estiga nesta data  29. janeiro 2009 16:11

Depois de várias semanas de negociações, minutas de contrato pra lá, minutas pra cá, advogados insanos querendo o melhor para os seus clientes, atender as exigência da dupla para competir, fechar e assinar o contrato, enfim... depois de meses assim, negociando, falando, tentando entender, enfim, depois de anos assim a dupla Dani e Cosmo (Cocker Spaniel Inglês) vai competir a abertura do X Campeonato Brasileiro pela Amigo Cão.

Os termos do contrato são sigilosos, mas posso adiantar, em OFF, que os adevas não escutem, que foram duas Coca-Colas, um folhado de frango e um mandolate por final de semana. Preciso rever o meu contrato, to ganhando pouco.

Brincadeiras de lado, já tivemos uma dupla de Santa Catarina competindo pela Amigo Cão e foi um grande prazer compartilhar tantas viagens com o Tiago que accabou virando um Frankstein no bom sentido, alias o Frank não é mau as histórias de terror é que fizeram ele assim. O Tiago é cria da Amigo Cão e fico muito feliz em ver ele cada vez melhor em São Paulo conduzindo o Happy e o Juca. Agora a Dani vai competir duas provas pela Amigo Cão e fico feliz também por ela não ver problema nisso. Assim como o Aurélio estava pra ajudar o Tiago estarei lá, junto com o Aurélio e mais um monte de gente com certeza para fazer disso uma das melhores coisas que já aconteceu na vida agilitistica dessa dupla.

Obrigado Val, por fazer os meios e obrigado Dani por competir com o Cosmo pela Laranja do Vale dos Sinos.



Tags: , , , , ,

Dança das cadeiras

escrito por Fabi Estiga nesta data  29. janeiro 2009 14:28

Oficialmente ontem houve o desligamento da parte Curitibana que competia ainda pela Amigo Câo. Daqui pra frente Fernanda e Cia Ltda vão competir pela escola Agility Curitiba. É a dança das cadeiras no Agility que muda a cara das equipes. É até comum e nesse caso uma questão de tempo até que Curitiba fosse competir sozinha. Nos últimos anos houveram outros dois grandes movimentos migratórios. Primeiro da ABRAFA para ÉPOCA e depois o término do Canil Leão com o CTA absorvendo todas as duplas.

No caso específico da Amigo Cão a parceria RS, SC e PR rendeu bons frutos. No Campeonato 2006/2007 a oitava colocação e no 2007/2008 a 5ª. Assim, falando rapidinho das escolas para esse Brasileiro que vai começar em duas semanas, teremos três escolas muito grandes brigando pela ponta (DW, CTA e Época / entre 30 e 20 duplas). Três brigando logo em seguida, mas com um número menor de duplas (Cão Bala, Hundewelt e Abrafa / entre 15 e 7 duplas) e uma série de outras equipes pequenas que vão colocar entre 10 e 5 duplas e disputar entre 6ª e 10ª posições no ranking. Nesse bolo coloco a Amigo Cão e a Agility Curitiba, duas AC´s, mais Funny Dogs e  Acagede.

Como não temos o Canil Leão é possível que essas 10 equipes formem o Top10 das escolas.

Da minha parte agradeço a Fernanda e seus alunos pela parceria que durou dois anos e meio, começou com uma dupla e terminou com seis ou sete, desejo boa sorte, que elas possam conquistar tantos títulos quanto conquistaram pela Laranja Mecânica e se preparem porque a Amigo Cão vai forte pro Brasileiro, hehehe. PEGA NÒIS.



Tags: ,

Nova capa do Amigo Cão

escrito por Fabi Estiga nesta data  29. janeiro 2009 05:39

Fazia um bom tempo que estava trabalhando nisso, faltava apenas finalizar, e está ai o resultado. Não é uma mudança drástica. É apenas uma maqueagem para se adaptar aos novos formatos internéticos. A maioria das máquinas hoje ja está usando resolução 1024x768 e cabe esticar um pouco as telas. A próxima etapa é esticar as páginas internas.

A Amigo Cão também ganhou um Youtube.
http://www.youtube.com/user/AmigoCaoRS
Já tem um vídeo lá, Jimmy e Jessy em pista.

Abaixo um print do site da Amigo Cão (www.amigodocao.com.br)



Tags:

Aos poucos vamos conhecendo as equipes

escrito por Fabi Estiga nesta data  27. janeiro 2009 17:19

Tomei um susto agora pouco, a contagem regressiva para o início do Brasileirão marca apenas, míseros, 17 dias. Caramba.

O post é pra falar que tá no Hot do A&C2009 uma pequena entrevista com o Alejandro, do Chile, que esteve em 2007 competindo na Copa CBA, lá no CTA. Alejandro entrou em pista com o inevitável, interminável, insubstituível (nem sei essas palavras ainda tem acento) Blue, que já foi pódio no Américas e Caribe, se não estou enganado 2003.

Quem quiser saber mais sobre a delegação Chilena segue o link:
http://www.agilitybr.com.br/a&c2009/detalnoticia.asp?prod_id=30

Para o Américas e Caribe são apenas 78 dias. Na segunda feira após a abertura do XBR serão apenas dois meses  Na foto abaixo Samuca, Augustin, Dan, Alejandro e Rodrigo. Quem sabe que doguinho azul é esse? Quem acertar ganha um doce da Fê!



Tags: , , , ,

Bem diferente

escrito por Fabi Estiga nesta data  27. janeiro 2009 13:48

Dan Wroblewski, nosso amigo titular do Dog World, está no Mèxico julgou algumas provas incluindo as seletivas que premiaram uma dupla de cada categoria (Mini/Midi/Standard) com a viagem para ao Américas e Caribe 2009. Além das provas ministrou outro Seminário de Agility. Os países Americanos, tirando EUA e Canadá, estão investindo pesado em cães e condução. Depois do Américas e Caribe do ano passado, não me recordo qual pais levou o Marco Mouwen para um seminário meio particular.

O interessante é ver as raças dos cães classificados. Foram dois Schnauzers e um Australian Cattle Dog. É impensável uma situação dessas no Brasil e qualquer um responderia que aqui seriam dois Shetlands e um Border os classificados. Alguém apostaria dinheiro em outro resultado? Minha pergunta é: quando teremos uma outra raça Mini ou Midi retornando a seleção na competição máxima FCI e um não BC vai no Standard, por exemplo?

Pelo Brasil em Mundiais, no Standard, se não estou enganado apenas um Pastor Alemão do Zézinho foi para um mundial, enquanto que no Mini e Midi houveram selecionados em que não haviam Shetlands. Zézinho, novamente, duas vezes levou dois Poodles, já tivemos um Cocker, Terries Brasileiros, até um Maltês da Rosa primeira mulher a competir pelo Brasil em um WCFCI.

Não é apologia as raças diferentes não, apenas informações e questionamentos. Pra ler mais sobre a passagem do Dan pelo México clique no link abaixo que leva até a notícia do Renan no site do DW:
http://www.bordercollie.com.br/detalnot_agt.asp?prod_id=376

Na foto do Daniel Neves, um dos retratistas mais presentes aqui no Blog o Mero, Schnauzer Brasileiro Midi que compete com a Nuria.



Tags: , , ,

Segunda treino?

escrito por Fabi Estiga nesta data  26. janeiro 2009 21:28

Pois é, hoje teve treino, semana passada era pra ser assim também, mas no final choveu. A novidade do treino foi o Mauro Meyer, Sr. Simpson, que foi treinar. É sempre um susto ver o Homer comparado aos nossos BC´s "normais". Sem dúvidas ele é o maior BC da história do Agility. Treinou muito bem e descobrimos que o Mauro treina melhor sem tênis. No meio duma passagem a sola do Nike (véio de guerra) sartou fora. Ai treinou uma parte, a final, sem os calçados pretos da marca americana como protetor dos pisantes.

Treino técnico tático. Em pista: Schummy, Guíça, Bola, Totó, Jimmy (sim ele voltou aos treinos), Dylan e Cacau.

Me foi entregue hoje o salto solicitado ao departamento agilitistico da Amigo Cão. Amanhã vou treinar umas bizarrices aqui em casa depois largo aqui. Hoje levamos a câmera e não filmamos nada. Como já comentei em posts anteriores treinos técnicos são chatos porque visam melhorar coisas específicas, dar velocidade, confiabilidade e nesse caso, pelo menos aqui, são poucos obstáculos.

Em homenagem a volta de El Mimme aos treinos a foto do Daniel Neves do Rio ilustra o Post. O retrato foi captado em Itú.



Tags:

Até o próximo domingo - dançando no campo minado

escrito por Fabi Estiga nesta data  26. janeiro 2009 01:02

O final de semana foi dedicado ao inevitável processo de reinstalação do meu Windows. O certo seria repassar a máquina que já tenho há três anos e que já sofre com a impossibilidade de atualizações. Foi comprada um mês antes do Théo nascer, primeira e única preta. Porém não estou em condições, minha empresa não está em condições, de comprar uma nova máquina.

Relações, viver em comunidade é algo complicado. Todos querem respeito, mas nem todos querem respeitar. Essa falta de equilíbrio causa os problemas de relacionamento. Não sei se já escrevi isso aqui, porém minha opinião é a de que respeito é algo que temos que ter por todos e não apenas pelos mais velhos como diz o ditado. E se uma pessoa mais velha desrespeitar você, ou alguém mais novo? Esse respeito vale pra tudo e pra todos.

Bom, como fiz o título, até o próximo domingo.



Tags:

Perdi o prazo

escrito por Fabi Estiga nesta data  25. janeiro 2009 23:21

Acabo de ser lembrado que esqueci de mandar o meu vídeo para o desafio tudo de cão, caramba, como fui esquecer?

Bom, acredito que a diretoria da Tudo de Cão não vai me dar a oportunidade para que eu possa mandar um vídeo, mas poderia considerar né? Quem sabe meus pontos valerem pela metade ou em um possível desempate a vantagem seria dada ao meu oponente. Pior é que logo quando abriu o cadastro no Fórum fiz o meu pra agilizar, mas depois disso foi correria total.

Paciência, agora relax e paciência. Bom, meus oponentes agora tem uma vantagem. kkk.



Tags:

Grama, grama verde, nesse verão...

escrito por Fabi Estiga nesta data  25. janeiro 2009 22:40

...chuva miúda, não molha o coração.

Hoje requisitei ao diretor de atividades agilitisticas um par de asas e uma barra de salto pra treinar "coisas" mais dirigidas aos meus dogs. Preciso acelerar alguns processos e acessórios serão vitais.

Ontem a noite vi os DVD´s da vaquinha que fizemos ano passado. Não me lembro o título do trabalho e nem o nome da senhora que fala, mas fala e fala sem parar. Cachorro que é bom aparece pelo que entendi e vi só no segundo disco e um pouco também que é pra sobrar tempo para a senhorinha falar mais um pouquinho. Embora seja cansativo de ver, poderia fazer um DVD só com os melhores momentos, o conteúdo é interessante.

O que ficou marcado pra mim vendo o DVD 2 e 3 (dos quatro e não vi o 4) é que pelo bem do treinamento e do bom aprendizado você, vez que outra, dá um passo atrás pra depois dar dois a frente ou apenas um. Respeitar o tempo do cachorro e entender o que ele te diz durante o treino. Isso eu posso, isso não posso...



Tags:

Sexta-feira treino - ZONA!!!!

escrito por Fabi Estiga nesta data  23. janeiro 2009 22:18

Nem to mais gritando zona, nem mais nem menos.

Hoje o treino foi bão, pra todos os dogs. O trio (Schumms, Guíçs e Bobs). É difícil ser assim porque com essa variedade de cães sempre tem um que destoa. A condução do Bola e da Guíça tá bem parecida uma com a outra, com a diferença básica que o primeiro não tem medo, se bem que a Guíça tá bem melhor agora. Pra mim é indispensável perder peso, na correria não tem como acompanhar o Bola. Novamente demos atenção para a parte técnica, principalmente para as zonas de gangorra e Rampa A.

Quem está treinando aqui, já faz algum tempo é a Jessy (Golden Retriever) que era do Dan. Quem treina ela é a Laura. A dupla vem melhorando a cada treino, Laura nunca havia feito agility e pra ela tem sido bom, aparentemente tem gostado. Jessy é a cã ai do lado. Não sei de quem é o click, mas é do site da DW (www.bordercollie.com.br).

Uma constatação: tem histórias que eu e o Aurélio inventamos de contar, mas que só quem é meio véio no meio entende e que ninguém acha graça. Nós morremos de rir, hehehe.

Quem voltou com tudo hoje foi a carioca voadora, Lady Cacau. Terça-feira foi o primeiro treino desde novembro de 2008 e era como se ela não estivesse lá, mas hoje voltou com tudo. Quem não gosta de férias que atire o primeiro protetor solar. Semana que vem tem mais meninos e meninas.



Tags:

Final da trilogia

escrito por Fabi Estiga nesta data  23. janeiro 2009 05:36

Se um dia houver uma outra cor de BC dentro da minha casa essa cor será Blue Merle. Que de azul, pra mim não tem muito, mas é assim que é chamada. Pra mim os cães são bi-colores também (pretos e brancos) e é isso que minha visão monocromática me deixa ver.

Tá no site do Dog World a terceira parte da reportagem sobre as cores dos Border Collies, ou Corder Bollies como diz um amigo meu com um pouco de álcool a mais no organizmo. Feitas por Gabriela Almeida as reporagens são interessantes pra saber de onde saem essas tão variadas cores. Poucas raças tem uma variação assim e também dentro de uma mesma cor tantas diferenças de marcação. Essa vastidão colorida é que faz muitos SRD´s, Collies e Boiadeiros verdadeiros Borders;

Link para a reportagem abaixo:
http://www.bordercollie.com.br/detalnot_agt.asp?prod_id=372

Na foto, da Fernanda Lesnau, a Gaya.



Tags: ,

4ª etapa do II Pernambucano

escrito por Fabi Estiga nesta data  22. janeiro 2009 03:00

Acabei acertando na foto que coloquei no post sobre o Pernambucano. Coloquei o Fabio, a Ice e o Tiago que julgou a 2ª e a 3ª etapas do II Campeonato estadual de Pernambuco, que tem uma posição de destaque na região Nordeste.

Para a quarta foram inscritas 28 duplas, um número excelente. A mais recente prova do Campeonato Carioca teve 36 duplas inscritas e já é a Sexta edição do estadual, em São Paulo a média tem sido 70 duplas por etapa da Copa Paulista. Muito legal parabéns pelo trabalho dos Pernambucanos.

Acho que já comentei que o Samir Abu Laila vai julgar as provas, todas elas, e que no sábado e no domingo haverá um seminário com ele.



Tags:

Fabi Estiga

Mais, nas redes sociais.




Agility Esporte - divertimento acima de tudo. Se você faz agility e não se diverte é porque está fazendo errado. Acima de qualquer coisa respeite seu cão, lembre-se que ele nunca erra, não tem culpa e não pediu para praticar o esporte. Assim o bem estar de ambas as partes é primordial sempre. "Praticar é preciso, divertir-se é necessário!"