Led a Fú

escrito por Fabi Estiga nesta data  31. março 2012 10:54
Aqui no RS tem um termo, o afú, que pode ser também afuzél. Que é o tradicional afudê minimizado. Dois do Led Zeppelin mais dois do Foo Fighters. No baixo John Paul Jones, Jimmy Page na guitarra, Taylor Hawkins na batera e o improvável Dave Ghrol no vocal. Muito bom. ROCK N ROLL!!!



Tags:

Música

Os números finais, parciais, do XIIIBR

escrito por Fabi Estiga nesta data  30. março 2012 14:21

As vezes, tem coisas que é melhor nem publicar. Não acho que esse seja o caso. Vejo como importante a divulgação desses dados. Na realidade creio que o ideal seria ter uma pessoa responsável prova a prova em computar dados que não estão nas tabelas de resultados. Exemplo. A dupla comete um refugo. Beleza. A perda de tempo até pode ser conferida pelo tempo, mas dependendo de onde for perde mais ou menos tempo.

Dados como, onde cometeu o refugo, onde cometeu a falta (zona, slalon, barra, toque no cão, etc.), qual era o número do obstáculo (1 ao 5 - 5 ao 10 - 10 ao 15 - 15 ao 20 ou mais) são informações que ajudariam demais. Entender onde os problemas acontecem. Você sabe onde seu cão erra, porque você comete um erro, mas muitos dos erros são atribuídos ao "esse cachorro é louco".

O baixo índice de pistas zeradas no grau 1 são decorrentes de diversos fatores. O primeiro talvez seja o despreparo de algumas duplas. Acredito que havendo um iniciantes para quem nunca competiu e outro para os que já passaram de um ano o indíce de acertos no G1 aumentaria. Sem a obrigação de estar lá a pressão talvez fosse menor.

Ou quem sabe uma pista extra para essas duplas que estão prestes a subir. Ao invés de fazer um cão branco numa pista elas pudessem durante um tempo competir em dois graus, duas pistas de iniciantes e uma de grau 1. Pagando uma taxinha.

Abaixo os números das oito primeiras etapas:

Observações e curiosidades:

- o número de inscritos nunca é igual ao número de pistas porque muitas duplas não vão nas provas. O menor índice de não comparecimento é do grau 3;

- nessa tabela foram usadas apenas as pistas em que tivemos cães competindo. Ex: no gzero tivemos 206 duplas inscritas e o normal seria ter 412 pistas, mas apenas 372 foram contabilizadas. O grau 2 tem o pior índice;

- o número de ezs do grau 2 é maior nas pistas de jumping, 61,5% contra 38,5% do agility;

- falta agora cruzar essa tabela com a de árbitros para sabermos quem são os árbitros mais "carrascos" (tirando é claro o Diego, kkk) do agility brasileiro.



Tags:

Agility

Live from Cãopetição ARENA

escrito por Fabi Estiga nesta data  30. março 2012 11:24

Final de semana, domingão, tem a 7ª etapa do maior campeonato não oficial de agility no Brasil. A quarta edição do Open chega a 7ª etapa, sempre do Competição Arena. E vou ver um pouco, sempre dá vontade de fazer agility depois de ver alguma coisa pela internet. E depois da Crufts, A&C e XIIIBR, temos o OPENCAOP.

Mais infos aqui:
http://www.caopeticao.com.br/noticia.asp?prod_id=378
Vale dizer que será tudo transmitido pelo site da Cãopetição.



Tags:

Agility

Nivers da Kuka

escrito por Fabi Estiga nesta data  29. março 2012 18:07

A melhor coisa que a Kuka fez no agility foi ter levado o Sr. Eduardo Falcone para o esporte. Hoje ela faz 11 anos de idade. Brincadeiras a parte parabéns para ela que aguenta o Seo Kuka todos os dias.

Cachorra louca que mordia o condutor em pista. Muitas vezes pra fazer Edu acordar dos seus surtos. Malucona de verdade. Mas era bem legal toda sua disposição. Talvez num desses treinos erráticos você consiga ver Seo Kuka conduzindo Kuka, mas nada é garantido.

Dia desses conversava com Edu sobre treinamento e ele comentou "imagina se fosse treinada com os métodos modernos?". Pois é. Nada é garantido, mas acho que alguns dogs realmente seriam melhor aproveitados.

O último título, pouco antes da aposentadoria, foi o do G2 Midi do XI Campeonato Brasileiro de Agility, sendo conduzida pelo Carlinhos.



Tags:

Geral

A&C2013 - Bueno, então é Buenos

escrito por Fabi Estiga nesta data  29. março 2012 00:06

Pois então galera, a Vívian deu uma garimpada na internet, conversou com os contatos dela e é meio que certo que o A&C2013 será em Buenos Aires. Continuem a guardar dinheiro. Tomara e vamos continuar com a programação para a capital da Argentina. Acho que vai dar tudo certo.

Para entrar rodando é preciso cuidar de certas exigências, normas locais, como por exemplo ter dois triângulos no carro. No caso de ficar parado na estrada um deve ser colocado na frente do carro e outro atrás.

Enquanto isso é legal também escutar um bom Rock Argentino, como esse abaixo, Fito Paez:



Tags:

A&C2013

Há um ano, acidentalmente

escrito por Fabi Estiga nesta data  28. março 2012 16:37


Coisa incrível como o tempo passa. O vídeo acima foi gravado há um ano atrás, dias 26 e 27 de março, lá em Itú nas finais do XII Brasileiro. Nunca é demais lembrar e rever.


Tags:

Videos

Mais da estatística burra

escrito por Fabi Estiga nesta data  28. março 2012 15:27

Rapidamente e diretamente aos números da 7ª etapa do XIIIBR:


O que isso quer dizer? Muito pouco. Como falei números são burros. O certo seria fazer isso desde o início do Brasileiro especificando cada árbitro. Porque vejam o grau 1 como o número de Excelentes Zerados é baixo. Os árbitros do G0 e G1 foram Aurélio Schubert e Augusto Ferreira. No grau 2 e 3 tivemos Eugenio Minet.

Independente do árbitro me parece que é muito fácil passar do grau 1 pro grau 2. Isso explicaria o baixo número de EZs no G1 e também no G2, com tantas duplas com baixa experiência.



Tags:

Agility

Cara a cara com as tabelas 1

escrito por Fabi Estiga nesta data  28. março 2012 10:14

Vamos então escrever em relação as tabelas dos rankings e resultados da 7ª e 8ª etapas do Brasileiro. Uma galera no iniciantes 34 duplas somando mini/midi com standard. No mini Jacky um Schnauzer, que nunca vi em pista, foi o melhor. Parece que estamos vivendo o boom da raça, será? Jacky, Lilly, Xena... Lilly é líder do ranking ainda, embora já esteja no grau 1. Ao meu ver ela leva o título, porém também é possível perder para Megg.

No Standard Cookie é o cão a ser batido e unifica agora os rankings paulista e brasileiro. Nesse momento. A tatica dele é simples: Best Laps. Ainda que não sejam de caso pensado. O regulamento novo dá muita vantagem pros cães rápidos ao ponto de em algumas categorias, mesmo com uma pista desclassificada, levar ampla vantagem sobre as duplas constantes. Caso da Zara. É uma briga verdeúnica no ranking do Standard.

No caso do brasileiro, creio eu que, o título fica com o Biscoito. A diferença é bem grande, comparando a média de pontos de cada dupla por etapa, vemos que, Caio e Zara não poderiam perder muitos pontos, mas é possível. Tanto pra ele quanto pra Adriano e Dolly.



Tags:

Agility

Treino do dia 27/03/2012

escrito por Fabi Estiga nesta data  27. março 2012 21:12

Tá lá no site/blog do Agility Esporte Brasil vulgo AgilityESP um treininho que gravei de um exercício que o Truta Rock me passou há muito tempo atrás (ano passado) para o Théo. Acabei assumindo a condução da Godura para publicar o vídeo no site. É o recomeço depois de muito tempo sem atualizações.

http://agility.esp.br/site/post/Exercicio-002-.aspx

Nunca havia treinado a Gordura assim com gás, logo no início. Sempre pegava no final para mostrar uma coisinha ou outra pra Vívian. Não, não vou assumir esse dog. Mas é legal voltar a treinar sem a cabeça de quem quer ser competitivo. Porque ela não tem muita velocidade, embora tenha tanta velocidade quanto alguns cães que competem hoje, mas é FUN total, como todo agility deveria ser.

Hoje ainda falava que "não sei por que tantos condutores querem (inclusive eu) mudar de grau". As pessoas são competitivas, gostam de ganhar, provar valores e tals. É por isso. Acho legal, minha vida agilísta sempre foi assim, competir. O problema é que montamos nossas bases sobre quanto maior melhor.

As gentes falam "os iniciantes devem ver os graus 3 em pista para aprender como conduzir". Quem sabe os graus 3 e 2 devessem ficar pra ver os iniciantes em pista para aprender como se divertir. Não é?



Tags:

Agility.ESP.BR | Treinamento

Joe Cocker hoje em Poa

escrito por Fabi Estiga nesta data  27. março 2012 10:43

O cara, um dos sobreviventes de Woodstok, toca hoje pela fria Porto Alegre já outonística. Essa foto foi divulgada no release do show. kkk. Abaixo o maior sucesso dele, versão dos Beatles. Dani Nakamura diz que é impossível fazer versõs melhores das músicas dos Beatles, eu acho que essa deve ser a única.



Tags:

Música

Os males do poder

escrito por Fabi Estiga nesta data  27. março 2012 00:32

Essa imagem ai é de 2005, mas o Clube Gaúcho de Agility tentava existir desde 2003. Nunca foi aberto, nunca teve sede, nunca teve conta em banco, mas tinha sócios que colaboravam de vez em quando. A grana era usada para fazer as provas oficiais. Era meio complicado levar essa história.

Em 2005 eu ainda não tinha competido oficialmente, embora já tivesse feito secretaria em umas quatro provas oficiais. Fizemos vários matchs durante esse ano, todos em nome do CGA (Clube Gaúcho de Agility). Eu era o "presidente" e o Aurélio ajudava o clube organizando as provinhas. Apareciam uns 15 cães quase sempre e tals. Era interessante. Depois de um tempo, já havia um ranking e calendário. Ai as coisas começaram a patinar.

A FECIRS (Federação Cinológica do Rio Grande do Sul) simplesmente trocou o "presidente" por outro sem avisar o anterior, no caso eu, dando início ao final do esporte em nosso estado. Nesse tempo fizemos uns seis ou sete Matchs e sete provas oficiais. Num período de dois anos entre 2005 e 2007. Mesmo assim trocaram pessoas que faziam o agility por uma que falava o agility.

Jamais me senti poderoso por estar na frente de um clube, que nunca existiu. Me senti sim extremamente responsável pelo desenvolvimento do esporte. E queria fazer tudo acontecer mais que qualquer outra coisa. Infelizmente não deu. Desde então mais nada foi feito em termos de competição, seja no formato Match, seja como prova oficial. Apenas uma festinha de final de ano em São Leopoldo com as duplas da Amigo Cão e da finada F4Pet.

Tirando a minha foto, a carteirinha até que era bonita.



Tags:

Agility

ABSURDO, ABSURDO, ABSURDO

escrito por Fabi Estiga nesta data  26. março 2012 16:30

Quando é que essa pouca vergonha de Golden Retriever em comerciais vai acabar?
Agora foi a vez da Fiat fazer uma propaganda misturando margarina com carros e golden. Se fosse só de margarina tudo bem. Sacam? Gordura com Golden e tals, mas colocaram um carro!!! Como pode?



Tags:

Videos

Porto Alegre 240 anos

escrito por Fabi Estiga nesta data  26. março 2012 11:02

Duzentos e quarenta anos nem é uma data legal pra comemorar, mas aqui no Rio Grande do Sul (melhor país da Américas do Sul) tudo é comemorável. Porto Alegre é a cidade onde mais tempo morei. Entre 1986 e 2007. Praticamente 20 anos. Hoje moro em Tiethere, porém já estive por ordem cronológica em Santa Maria, Curitiba e São Leopoldo. Fora os meses que já passei em São Paulo em doses homeopáticas. Acima o porto de Poa.

É uma cidade de contrastes e contradições. É muito quente e muito fria. Tem praia e não tem onda. É grande e pequena. Uma ilha que não está cercada por água. Tem um lado metrópole que não cresceu direito, que não soube desenvolver-se. É por exemplo a capital de estado que mais tem surfistas per capita no Brasil. Mas como? É difícil de explicar as centenas de surf shops e os surfistas.

Porto, POA, Poá... é uma cidade ótima para crescer. Nem tão grande, nem tão pequena. É fácil de se deslocar desde que você more, não se esconda. Ir ao centro, andar na Rua da Praia (foto acima), passear na feira do livro. Ir na casa de Cultura Mario Quintana tomar um café ou tomar um chimarrão na Redenção (foto abaixo), dar pipoca pras tartarugas do lago ou dar milho pros aviões no Aeroporto Salgado Filho.

Como diria Humberto Gessinger. "Porto Alegre é muito grande e tão pequena, tão distânte do horizonte do país". Como se o Rio Grande do Sul fosse muito grande. hehehe. Feliz aniversário!!!



Tags:

Moramos em outro país

Até o próximo domingo - Vivos

escrito por Fabi Estiga nesta data  25. março 2012 21:45

Foto de ontem, da Vívian. Norte | Sul | Leste | Oeste. Sobrevivemos ao final de semana longe do agility. Depois de Crufts e A&C no Chile, o natural seria estar viajando para São Paulo e competir no Campeonato Brasileiro. Tentei ficar longe e trabalhar nos meus projetos. Rendeu o trabalho.

Treinamos hoje, domingo, não visando a parte técnica e sim a parte física dos dogs. Dois precisam manter e dois precisam melhorar. O mais complicado em treinar em casa é manter uma linha lógica no que você faz. Porque não tiramos um dia para isso e nem mesmo há um linha de treinamento, tão pouco os obstáculos. O que mais eu preciso treinar com Schummy e Bola são as zonas, algo que é bem complicado ter.

Parte desse projeto de competir nos próximos dois Américas e Caribe e tentar fazer o XIV Brasileiro completo passará por essa estruturação e com certeza no abandono dos treinos em casa. Brigado a Adalgisa por mandar os resultados!!!



Tags: ,

Até o próximo domingo

F12012 - Malásia - Alonso

escrito por Fabi Estiga nesta data  25. março 2012 21:09

O Alonso, não gosto dele, é o melhor piloto da F1 hoje. Acho o Vettel fora de série, Hamilton muito habilidoso, Schumacher o melhor de todos os tempos, mas espanhol faz a diferença na Ferrari. O outro piloto da equipe não faz diferença. Acho que baila antes do final da temporada se continuar assim.

Bruno Senna fez uma baita corrida e chegou em 6º, assim como o Mexicano Sérgio Perez que poderia e deveria ter vencido, não fosse um pedido da equipe para que ele ficasse na dele. Sei-lá. A corrida foi boa, porém não tem como falar muito sobre. Melhor assistir em algum lugar os melhores momentos.



Tags:

F12012

Fabi Estiga

Mais, nas redes sociais.




Agility Esporte - divertimento acima de tudo. Se você faz agility e não se diverte é porque está fazendo errado. Acima de qualquer coisa respeite seu cão, lembre-se que ele nunca erra, não tem culpa e não pediu para praticar o esporte. Assim o bem estar de ambas as partes é primordial sempre. "Praticar é preciso, divertir-se é necessário!"