Treino 31/10/2013

escrito por Fabi Estiga nesta data  31. outubro 2013 22:28

Último dia do mês de outubro, Halloween. Enquanto as crianças batiam de porta em porta pedindo doces, nós treinávamos os dogs. Pela contabilidade do Théo, arrecadou cerca de 154 doces. Imagine isso multiplicado por 10 crianças. Dentistas de Tiethere levantem seus espelhos bucais!!!

Tradição ianque de lado o treino foi bom.

Nem lembro direito o que fizemos, mas em pauta deixar o cachorro pra trás. Ou conduzir mais adiantado, escolha a opção que cabe melhor.

O número de obstáculos cresceu e o nosso espaço está mais legal. Nivelado e acessível. Assim dá pra viajar mais nas montagens. E mesmo com a doga nova sem treinar a motivação está em alta. Temos um longo caminho pela frente com as duas, Glee e Coca, e isso nos dá vontade de melhorar, fazer mais obstáculos, catar informação, melhorar a condução e as técnicas de treino.

A pulo da dupla Vívian/Coca passa pela capacidade de evoluir da condutora. Esqueça Elvis e Tobby, a bagaça agora é mais fumegante. Mudar nunca é fácil.



Tags:

Agility

Ah uma Kombi - se eu fosse o Batman

escrito por Fabi Estiga nesta data  31. outubro 2013 10:16

Essa eu tirei do Face do Danilo Lima, aparentemente um amante de Fuscas e Kombis.



Tags:

Ah uma Kombi

25 anos, o tempo passa

escrito por Fabi Estiga nesta data  30. outubro 2013 14:19

Se não vi ao vivo, vi algum repeteco no dia seguinte.

Não o maior de todos os tempo, sim o maior do Brasil, mas o mais espetacular dentro de pista. Ver Senna pilotar era algo. Se hoje vivemos uma época muito equilibrada com vários ótimos pilotos (Vettel, Alonso, Hamilton, Raikkonen), já vimos Schumacher o maior de todos na minha opinião, não podemos deixar de lado o fato de que esse cara, Ayrton Senna, tinha uma capacidade de ir ao limite, seu e do carro, e ultrapassá-lo como fazia com seus adversários, que nunca mais vi.

Há 25 anos ele era Campeão pela primeira vez, 1988. Em Suzuka, onde tempos depois seria um herói nacional, ainda hoje é venerado como Deus do asfalto no Japão.

Na corrida fez a pole, como fez em 13 das 16 corridas daquele ano, mas na largada o carro morreu, caiu para 16º lugar. E a corrida foi fantástica, um filme. Logo de cara, na primeira volta ultrapassou seis carros! Nesse meio tempo começa uma chuvinha, que veio pra fazer a diferença. Mostrar quem dois dois, Prost que assumiu a primeira colocação e Senna que vinha na recuperação, era mais completo.

Quando não havia mais ninguém entre os dois, parou de chover. Eram os deuses do automobilismo dizendo "ok, agora vocês estão em condições iguais". Senna passou levou pro final conquistando o primeiro dos três títulos, em quatro anos, que conquistaria.

Não foi a primeira, não seria a última, vitória espetacular do brasileiro.



Tags:

Videos

Em busca de novos desafios

escrito por Fabi Estiga nesta data  30. outubro 2013 08:21

Legal quando as pessoas perto de você tem metas parecidas. A caminhada não é tão longa, nem tão chata, quando temos companhia.

Notícia de ontem foi a contratação do "Bartho" (filhote que estava no Dog World - Happy X Jullie) pelo Daniel Nakamura. Sim, mais um que faz o caminho natural de subir um degrau em termos de condução em busca de novos e bons desafios.

Acho que essa arte convenceu ele.

Sempre que vemos alguém fazendo um agility com um cão que não é um Border fazemos essa colocação, que acho desnecessária, "ah, quando vai pegar um border?", ou troque border por sheltie. Já fiz muito isso. Hoje acho que é desmerecer o cachorro que a pessoa tem pra praticar o esporte.

Cookie é um dos cães mais vencedores das últimas duas temporadas. Posso estar enganado, mas creio que foram cinco títulos. Nas últimas provas não vem tendo um desempenho legal, porém isso as vezes ocorre por ser o único cão do condutor. Ou pode ser uma temporada ruim, simples assim.

Com um novo doguinho, as atenções divididas, pode ser (não é certeza), que a dupla volte aos bons tempos. Sempre defendo que dois cães para o agility é ideal.

Resta saber se o nome ficará Bartho, para criar aquela confusão "Doriela com Bartho e Daniel com Bartho" vão acabar falando "Daniela com Bartho e Doriel com Bartho" ou se o nome mudará. Boa sorte com o novo doguinho Dani!!!



Tags:

Agility

XVBR - nem tão fora assim

escrito por Fabi Estiga nesta data  29. outubro 2013 09:55

No final das contas, no balanço das duas etapas do Dog World disputadas dias 19 e 20 de outubro, não fiquei tão fora assim da disputa. Ainda estou entre os dez melhores, na 9ª posição, num Top10 que vejam, tem seis duplas extra SP. Como já comentei, no grau 2 existe um equilíbrio entre os estados técnicamente falando.

Lidera o Ranking uma dupla praticamente grau 3. Marcela com Dino, que marcaram quase 40 pontos por etapa. Pra voltar ao Top3, onde estava antes das provas no DW, teria que marcar uns 120 pontos, 60 em cada etapa, porém pra marcar isso seria preciso em algum momento tentar duas pistas zeradas. Algo que me levaria para o Grau 3.

Abaixo Top10 do Grau 2 Standard:

Acredito que vou tentar em Sorocaba levar pro final o dog buscando o combinado. Sem pista extra tenho duas chances. Se não conseguir marco bons pontos pro ranking.

Outras infos interessantes:

- Dan/Brownie tem um combinado zerado, na 4ª etapa. Mas não sei se subiriam ao grau 3 caso conquistem o segundo combinado;

- Fernanda/Laka já está no grau 3, passou na 3ª etapa e já venceu a prova de domingo;

- Giovanni/Bino também subiram para o Grau 3;

- Daniela/Bartho, o único não Border do Top10, único no Top20 também, já tem o seu combinado no Grau 2. Foi na 3ª etapa, quando venceram a prova. Ótimo desempenho.



Tags:

Agility

Workaholic Total

escrito por Fabi Estiga nesta data  28. outubro 2013 16:40

Pra quem duvida, segue a agenda da Polona Bonac no Brasil, edição 2013. Mais infos aqui.



Tags:

Geral

Coisas que faço 1 - corridas

escrito por Fabi Estiga nesta data  28. outubro 2013 14:00

Vou documentar melhor a passagem da infância da Coca do que fiz com a Glee, que tem muito mais texto do que vídeo. Assim vou falar sobre as coisas que tenho feito com os cachorros que passam desde filhotes pelos meus treinamentos. Embora os resultados dentro de pista sejam tímidos, devo dizer que todos os meus dogs viraram, do mais louco até a mais medrosa.

Se não tenho o toque de mídas, também não tenho a podridão do de mirdas.

Já fazia com o Schummy. Acordava "cedo" pra ir na praça dar esses piques com ele. Mais velho, tinha cinco meses acho. A Coca tem 2 meses e 2 dias. Guíça, Bola e Glee também passaram por isso. Essa brincadeira.

É meio óbvio o motivo, certo? Pro cachorro te seguir, não precisa dizer muito. O prêmio pode ser um brinquedo, comida e até carinho caso você não tenha nada. As vezes tem que começar com uma corrida pequena. Dois três metros e ir aumentando. Como estou rodeado de prodígios Coca já quer correr mais que isso. No entanto cachorro nenhum, adulto ou filhote, conhece limite. No caso de um filhote faça MUITO POUCO. Particularmente gosto de parar enquanto o cachorro ainda tem gás.

Melhor ficar com um por que parou (?) do que um ainda bem que paramos (!).

Conversando com a Luiza, de Brasília, me liguei numa coisa que ela falou "agility pro cachorro é uma brincadeira de caça" citando os cursos da Susan Garret. Logo faz todo sentido fazer ele correr atrás de você.



Tags: ,

Agility | Treinamento

Tooned - 50 anos da Mclaren - Ayrton Senna

escrito por Fabi Estiga nesta data  28. outubro 2013 10:56


Tags:

Videos

F12013 - Vettel Tetra

escrito por Fabi Estiga nesta data  27. outubro 2013 23:31

A imagem da temporada é essa acima. Vettel reverenciando aquele que o levou, e que ele levou, ao título. Não acredito em título de um carro, é preciso que alguém esteja lá pilotando. E o cara dos últimos quatro anos foi Sebastian Vettel.

Tá certo, o primeiro título a Ferrari perdeu. Em 2010, eles tinham tudo para levar com Alonso, nem precisavam vencer, porém numa estratégia errada perderam. O de 2011 foi fácil, com um carro dominante venceu mais de 10 provas. No ano seguinte venceu o mais difícil, no Brasil, chegando na quinta colocação com o carro aos pedaços. Numa decisão das mais incríveis do esporte em geral. E esse ano, numa temporada que se mostrava muito promissora em batalhas, novamente com o melhor carro, vence outra vez.

Fico feliz e ao mesmo tempo chateado. Por um lado é bom ver um cara que trabalha vencer, por outro, mesmo sabendo que há beleza em vencer tudo, é meio chato. Bom, agora que venha 2014.



Tags:

F12013

São 300

escrito por Fabi Estiga nesta data  25. outubro 2013 08:55

Final de semana do Brasileiro cheguei, contando todos os meus cães, no percurso nº300 oficial. É um número modesto comparando aos que competem em São Paulo, mas significativo para alguém de fora e que nas últimas duas temporadas, tirando essa que corre agora, entrou em pista 12 vezes. Tipo: Dona Mitsue entrou mais vezes no final de semana do que eu nas temporadas 2011/2012 e 2012/2013.

O 300 foi o Jumping Grau 2 montado pelo Samy. Abaixo os números dividos pelos cães com que já estive em pista. Todos tem suas carteiras no Grau 2. A 100 foi no Dog World 2. O Aurélio foi avisar no Microfone que era minha centésima pista. Ai o Dan foi contando todas as outras do final de semana no microfone "101, 102, 103" hehehe, A 200 foi em algum ponto da temporada 2009/2010.

Schummy 115
Guíça 70
Bola 61
Sandy 46
Cacau 8
Total 300

Como já comentei, o Jumpingo 2 do Samy foi o percurso número 300. Bola estava super cansado, dá pra ver isso. A quarta pista do domingo, última do final de semana, na grama sintética, depois de ficar o dia todo na caixa. Assim mesmo o tempo de 37.8, acho, não é ruim. Já que o TSP foi 33.algumacoisa. Levando em conta os três segundos que perdi no refugo, meu tempo estaria lá no TOP5. Bem melhor do que o esperado quando fiz a inscrição para Campinas, esperava estar mais atrás. Em todo caso, estou no bolo.



Tags:

Agility

Camisa da Coca

escrito por Fabi Estiga nesta data  24. outubro 2013 19:22

Pessoal do agility viaja na maionese. Nem chegamos em casa, mal trocado o nome do cachorro, durante a viagem ainda e já pensando em frases de efeito. Tipo um dia ainda vou usar, como título de um post, "show de bola". A Vívian veio com a idéia de fazer uma camisa escrito Coca-Cola.

E eu continuei a viagem, já em casa, cheguei nesse Border Coca-Collie. Todos conhecem a logo da Coca, certo? Aqui no RS tem umas camisas escrito "Beba Chimarrão" com o nome da bebida escrito com a fonte da Coca-Cola, óbvio.

A ideia me pareceu tão boa que logo na terça-feira fui na empresa de bordados mandar fazer umas amostrinhas, sem que a Vívian soubesse. E a Doga, na foto abaixo, também, mal sabe o que a espera. Sabendo da nossa loucura jamais teria feito essa escolha. Agora é tarde Coca-Cola.



Tags:

Agility

Coca - ontem dois meses

escrito por Fabi Estiga nesta data  24. outubro 2013 09:17
Chegou e em dois dias já fez aniversário. Como a Vívian não publicou o vídeo, faço eu. Foi ontem, nívers dela.



Considerações de ontem:

- ótimo temperamento, ela é calma, carinhosa e meio louca quando solicitamos. Entende o nome, nos segue e adora o Théo, dá atenção pra ele hoje;

- impossível não comparar com a Glee, que quando chegou estava muito assustada com a caixa por exemplo. A viagem de avião não foi legal. Ficou muito tempo sozinha, muito por culpa da péssima atenção que as companhias brasileiras dão aos animais vivos. Depois que o avião pousou em POA, vindo do DF, levou três horas pra retirar o dog. Nesse ponto, de carro, é muito melhor. Porque paramos a cada 200km e não foi nem um pouco estressante. Só no final Coca deu uma surtada. Era fome. Ai comeu e passou;

- então ao chegar não era tão destemida quanto a Coca está. Porém ai pesa um fato. Naquela ocasião estávamos em obras, com espaço limitado em pleno início de inverno. Agora não. É primavera e estamos muito mais estruturados. Glee hoje acha que é o Supercão;

- Glee mudou o comportamento dela. Talvez porque a caixa dela esteja agora junto a do Bola, tipo "sou da turma que compete". Talvez, quem sabe em Sorocaba? Mas talvez seja também porque ela não é mais o filhotão da família;

- interessante também ver como nossa "matilha" ajuda. Quando sai com Elvis e Schummy aprende a cheirar as coisas, caminhar com calma pelo pátio, dar uma volta gigante, com calma. A Godura, pelo tamanho, é quase um filhote, mas é uma grande educadora, dando limites. Bola é só festa, ele brinca acompanhando o tamanho da Coca. Ele é ótimo com filhotes. Já Glee, adolescente, é outra wibe. Com ela é preciso estar junto. Muito louca, pensa que Coca é do tamanho dela e dá umas narigadas muito pesadas, ainda.


Tags:

Coca

Burning the Movie - o retorno, do retorno

escrito por Fabi Estiga nesta data  24. outubro 2013 08:01

Ok, a Katia dormiu na prova, e ai? Quequetem? Quem nunca dormiu em uma prova? Vamos parar de falar disso, ok? A culpa é desse agility chato.



Tags:

Burning the Movie

A melhor pista

escrito por Fabi Estiga nesta data  23. outubro 2013 08:24
Melhor pista do final de semana. Agility Grau 3 do Mauro Zimenez. Sem traumas, sustos, limpa. Se já estivesse no grau 3 poderia arriscar mais, porém precisava zerar para dar um UP na autoestima. E deu. Embora eu tenha desclassificado no Agility Grau 2 por não ter olhado um culhonésimo de segundo pro dog, erro clássico, essa me deixou bem pra completar os dois Jumpings.

Olhando para os percursos, vejo que nas de domingo, o grau 2 e o grau 3 eram parecidos, não na ordem dos obstáculos, sim na dificuldade. E o estatus (que palavra, tatus que não são mais tatus, kk) de zerar o G3? É besteira, todavia no esporte você sentir-se bem, confiante, é meio caminho andado para o sucesso.



Besteira ou não, o fato é que a pista foi legal, curti fazer ela. Samy deu uma força antes, mandando um "representa ai". Aurélio também estava pela pré-pista com o Guapo (dog que já passou pro grau 2, foi rápido) mandando um "zera essa merda" e nossa pequena equipe que ajudou pra caramba (Vívian e Adalgisa).

Brigado aos que elogiaram, e agora faltam duas zeradas, meio caminho foi andado, torcendo que a segunda parte seja mais curta. O primeiro Match Point é em Sorocaba, 30 de Novembro.


Tags:

Agility

Fotos do XVBR

escrito por Fabi Estiga nesta data  22. outubro 2013 22:55

Apesar de não ter me entendido com a máquina ainda, tirei algumas fotos que valem mais pela ocasião do que pela qualidade. Como essa abaixo tirada pelo Migual FerRig Atto. Foto linda, consegui tapar o Johnny. Link aqui.



Tags:

Agility | Fotos

Fabi Estiga

Mais, nas redes sociais.




Agility Esporte - divertimento acima de tudo. Se você faz agility e não se diverte é porque está fazendo errado. Acima de qualquer coisa respeite seu cão, lembre-se que ele nunca erra, não tem culpa e não pediu para praticar o esporte. Assim o bem estar de ambas as partes é primordial sempre. "Praticar é preciso, divertir-se é necessário!"