Lembranças de 2009 - Marcolino campeão

escrito por Fabi Estiga nesta data  30. setembro 2014 17:35

Foi logo no primeiro dia que Marco foi campeão com a Flecha na Copa Sérgio de Castro, competição paralela ao Américas e Caribe, equivalente ao Open grau 1. E depois nos outros dias ele ajudou na organização da pré-pista e fiquei zoando com a vitória dele "hey, você não foi aquele que venceu a prova ontem?".

Seria legal ver o Marco em pista novamente em 2015, agora que ele está morando nos Estados Unidos, melhor ainda no Américas e Caribe, competição em que ele foi um dos Campeões em 2009, quando literalmente era um iniciante dentro do esporte. Aquele foi o último A&C disputado por essas bandas.

E o mais legal é que está na agenda dele tentar vir pra maior competição entre países da América Latina. Não depende apenas dele, já que entrar e sair dos States não é tão fácil quanto do Brasil. Vamos aguardar.



Tags: ,

Agility

Agora ficou fácil

escrito por Fabi Estiga nesta data  29. setembro 2014 16:10



Tags:

Agility

Qualquer um, menos os - um bom momento

escrito por Fabi Estiga nesta data  29. setembro 2014 09:52

Num final de semana desses ai, onde tivemos cinco provas em dois dias, notei nos resultados algo bem interessante. Os QRMBC (qualquer raça menos border collie) mandando muito bem. Na 2ª etapa da Copa Paulista foram seis duplas, apenas no grau 2, em pista. Nessa prova, representando, quase 40% dos cães.

E foi um QR que venceu o Grau. Cookie, do Nakamura. primeiro Combinado Zerado. No Grau 1 da 3ª etapa, também da Copa Paulista, Mr. Black Jr passou pro grau 2 e bem possivelmente teria vencido a prova se combinado houvesse.

Enquanto que ocorria em Cotia a VIICPA, no Rio eram montadas as pistas das finais do X Carioca. Lá também os Qualquer Raça estiveram bem representados. Flavia com Jucão ficou em 2º no combinado do grau 2 da 5 ª etapa.

Pra finalizar essa volta pelo Brasil, em Pernambuco, no grau do VIIICPE Martin, um Shetland, esteve no pódio do grau 1 e o grau 2 foi vencido por Trovão, um SRD.

Não é de hoje que falo isso, o agility crescerá mais rápido se der mais atenção para os cães de outras raças, que não sejam Borders e Shetlands. No entanto não há muita diferenciação no treinamento. Um Labrador, embora muitas vezes tenha a mesma disposição de um Border Collie, não é semelhante fisicamente falando.

Atenção para esses detalhes, mínimos, farão a diferença. E nem estou falando de ganhar de um Border ou de vários, como foram os casos citados. Mas de engordar as tabelas da categoria que existe para premiar a excelência destes em pista.



Tags:

Agility

100 camisas - Colômbia Truta

escrito por Fabi Estiga nesta data  28. setembro 2014 00:50

Todo o dia eu acordo penso um pouco no agility, penso em desistir, penso em treinar mais, em ter uma pista, em desistir, em continuar, em ter mais cães, em entrar mais em pista, em desistir, treinar mais, ter obstáculos melhores, cães melhores, em como é complicado, em viajar, em competir, em desistir...

Assim é a vida de quem faz agility. Todo o dia em penso em parar, mas não paro porque na real minha motivação e desmotivação é um loop.

Acho que é normal estar desmotivado, e eu não estou. É preciso olhar para tudo sempre, ser injusto com as situações, que muitas vezes nos parecem desfavoráveis, e que na verdade são partes de um processo. O que nos parece ruim, injusto, na real é apenas o trampolim para que no futuro exista a motivação.

Yin e yang, bem e mal, azul e vermelho, café e leite, Coca e Cola. Tudo tem dois lados. Importante saber que sempre há o dia de amanhã. Em todo caso, no agility, vale a pena trabalhar. Caso contrário o loop demora.

A camisa da Colômbia foi presente do Tiago Rock. Gosto bastante dela, uso pra treinar direto, mesmo sendo da pior cor que existe pro Agility.



Tags:

Agility

E o fim do CTA

escrito por Fabi Estiga nesta data  27. setembro 2014 16:36

Vamos falar um pouco mais sério agora. O fim do CTA como escola ocorreu quando virou o local passou a chamar-se Dog Master. A escola ainda continuou durante um tempo, mas lá no local de treino não havia mais nenhuma citação ao CTA. Dito isso, seguimos.

Hoje li um comentário no Facebook sobre o assunto e acho interessante compartilhar aqui, já que foi daqui que saiu o post falando sobre o fim do CTA e sobre a criação física da escola Samir Agility. Então segue abaixo:

Então está ai a versão oficial sobre o fim dos treinos de agility no antigo CTA. Finalmente, demorou, agora temos o que realmente ocorreu. Podemos acabar com várias versões, inclusive com aquela do cemitério indígena. A minha preferida.

Eu, como muitos, gostava do CTA e fiquei triste quando encerrou as suas atividades. Assim é a vida. No entanto não nutria curiosidade alguma sobre o assunto, como disse o Alessandro. No fim das contas, até por ser apaixonante como esporte, quando uma escola fecha, muitos ficam sem um norte e sempre sobra uma pontinha de mágoa, que com o tempo acaba e ficam as lembranças boas.



Tags:

Agility

Abertura do XVIBR será no Dog World

escrito por Fabi Estiga nesta data  25. setembro 2014 21:11

Pois agora estou feliz! Depois de um dia viajando pelo lindo litoral norte do meu estado, posso falar sobre isso. Porque a notícia está desde ontem no site da CBA. E as etapas de janeiro, final do primeiro mês de 2015, serão em Campinas. Não sei apenas se será no Shopping ou em outro lugar.

Nem dá pra pensar muito naquele asfalto do Shopping em pleno janeiro, pra derreter os pisantes.

Voltando... antes dessas de 18 e 19 de outubro de 2014, abertura do décimo sexto brasileiro, ano passado foram realizadas vejam vocês, a 3ª e 4ª etapa do XVBR. Praticamente há um ano, dias 19 e 20 de outubro de 2013. Fiz um combinado zerado na pista extra de domingo no Mauro Zimenez.

Adoro o Dog World e as provas lá são sempre ótimas. Ao lado uma foto da prova de 2013, Samuca nos julgamentos.

Isso ai é prova pra 150 duplas.



Tags:

Agility

100 camisas - do CTA ao SA

escrito por Fabi Estiga nesta data  25. setembro 2014 00:36

Siglas e mais siglas. A camisa de hoje representa uma parte do Agility de antigamente. O CTA era um baita lugar pra treinar. Uma pista oficial, com grama sintética e coberta. Ótimos momentos passei na zona "lost" de Sampa. Foi um dos deslocamentos dentro da cidade que fazia parte de mim. Sabe? Quando você não precisa pensar o caminho?

E hoje fiquei sabendo que o Samir está finalizando a escola dele, Samir Agility. Ajudei a colocar no ar uma página no Facebook, sobre a empresa. Mais de 600 metros quadrados de pista. Ele que foi o último encarregado dos treinos lá no CTA.

Curtam lá a página do Samir, que em um dia já passou das 100!!!! Demoramos uma semana pra chegar em 100!!! Como pode?

As histórias são tantas sobre o encerramento, particularmente nunca procurei saber. Dizem que a empresa que assumiu o negócio, Dog Master, não gostava de Agility, dizem que os prédios no entorno começaram a reclamar dos cães, que a pista foi feita sobre um cemitério indígena... enfim... o povo fala muito.

Treinei umas zonas hoje com Bola e Glee. Preciso marcar bem os contatos da Glee porque ela já quis dar uma zoada nas provas e sabe como é, não dá pra facilitar. Tudo certo.

A camisa da foto me foi dada pelo Mario, marido da Karen. Que desistiu do Agility antes de começar.



Tags:

Agility

Uma levadinha boa pro verão

escrito por Fabi Estiga nesta data  24. setembro 2014 14:22

Um reggea no verão, sentado numa cadeira de praia na beira da piscina... esse é o clima. O vídeo é meio palha, mas a música é boa. Filhotes do Police.



Tags:

Música

Uma lenda

escrito por Fabi Estiga nesta data  24. setembro 2014 10:21

Já falei do Zanardi outras vezes aqui, não me custa falar rapidinho novamente. Em 2001, já campeão da Indy em 1997 e 1998, em um acidente dos mais feios que já vi, o Italiano pedeu as duas pernas, cerca de 70% do sangue (sim é um milagre ele ter sobrevivido) e dois meses depois saiu sorrindo de cadeira de rodas, sem auxílio. Usando as mãos para movimentá-la. Depois a vida continuou e sem dúvidas no esporte e na vida é um símbolo de força de vontade e superação. Tem três medalhas paralímpicas.

O vídeo abaixo vale ser visto:



Tags:

Esse é o cara | Videos

100 camisas - Guerreiros Foo

escrito por Fabi Estiga nesta data  23. setembro 2014 23:01

Me consome um pouco não saber onde serão as próximas provas, no caso as do Brasileiro. Pouco mais de 20 dias e já estaremos na estrada para as provas. Essa viagem será quase um bate e volta. Mas por outro lado a falta de informações me faz pensar que as provas serão realizadas em um local já conhecido.

Primavera é a melhor estação do ano, aqui é. Faz um friozinho a noite e durante o dia fácil vai aos 30 e poucos graus, como hoje. Treinamos um pouco, o tempo que deu, porque os dias estão super ultra hiper corridos. Já falei né? Nem tenho postado nada, mas vou tentar.

A camisa de hoje pra inovar um pouco, sem fotos de cães e pista, foi essa do Foo Fighters. Banda que tocará aqui no RS, em janeiro ou fevereiro. Essa não perco. Adoro essa camisa, tem uma foto que o Miguel tirou (Eu e o Bola lá em Campinas) que é uma das minhas preferidas. Todavia todos sabem que cachorro e roupa branca não é uma combinação viável. É como verde e amarelo. Não funciona.

E o treino? Bola e Coca em pista. O primeiro treinadinhas de entrada de slalon com túnel perto. Não queria entrar no túnel, apenas no slalon. Incrível, na prova ele só quer o túnel. Vai entender. Enquanto que a Coca temos que agora dar aquelas lapidadas. O caminho ainda é longo, muito longo, mas é bem promissor.



Tags:

Agility

Listinha dos que estão ali ali

escrito por Fabi Estiga nesta data  23. setembro 2014 22:43

Voltou a lista de duplas com Excelentes Zerados e Combinados Zerados, no grau 1 e grau 2 respectivamente. Legal porque assim todos tem conhecimento dos que podem mudar de grau e os árbitros com que os Ezs foram conquistados. No grau 1, lembrando, é necessário ter três com árbitros diferentes.

A Glee tá lá, faltando um EZ pra mudar pro grau 2. Carácoles.

A propósito, sobre mudança de grau, várias duplas subiram para o 2 e 3 no final de semana da Copa Paulista lá no Dog World. Uma fartura. Alias, esse começo de temporada tem sido assim. No Centro Cultural Wurth vários conjuntos deram um UP! em suas carreiras. Notícia aqui.

Destaco dessa leva o Rubens, que voltou ao agility depois de 10 anos longe. Que tal? Fico imaginando como ele fez pra aguentar tanto tempo assim sem o esporte. De qualquer forma, segundo ele, foram dez pistas pra chegar ao número mágico. Eu vi o primeiro dele com a Nina, foi na mesma pista que zerei com a Glee.

Na guia AGILITY no site da CBA tem o link para as listas de EZs. Ou então aqui.



Tags:

Agility

Café com Agility - osMidi pódio nosMundial

escrito por Fabi Estiga nesta data  22. setembro 2014 19:12

Demorou, porém antes tarde do que nunca. No limbo em que me encontro hoje é o momento de encontrar tempo pra fazer as coisas. Nem sempre dá pra fazer tudo. Mesmo assim seguem seis minutinhos do Café com Agility no estúdio 1, reformadinho.



Tags:

Agility

Grandes diferenças

escrito por Fabi Estiga nesta data  22. setembro 2014 13:51

É bem verdade que algumas vezes estivemos bem perto dos pódios individuais em mundiais. A última oportunidade, muito clara, foi com Samir e Lóli em 2011. Completando a pista sem faltas, algo que não ocorreu, teria talvez consagrado mais ainda sua carreira dentro do esporte. Pouco antes disso Paulo com Blanka também teve uma oportunidade de subir ao pódio na terceira posição em 2010.

Olhando as tabelas de dos individuais catei os seguintes diferenças entre o campeão e o melhor brasileiro, em segundos. Mini 3,90 (Paulo/Blanka), Midi 5,87 (Vivy/Jem) e Standard 4,72 (José Luiz/Bona). Blanka com mais idade, 10 anos, ficou mais perto em termos de tempo do campeão. Teria ficado com a quinta colocação, ao invés da 16ª, não fosse a falta no agility. Jem terminou em 11º e Bona na 13ª.

O bom dessas diferenças é que elas variam, dependendo do ano são menores ou maiores. Em 2011 por exemplo Samir foi um segundo mais rápido que o campeão, e 2,65 mais lento que o melhor tempo com faltas. Da Tereza Kralova.. Não foi campeão porque a falta de zona jogou ele pra fora do Top10. Em 2008 Samy e Théo foram Best Lap no Agility Midi.

Agility é assim mesmo.



Tags:

Agility

Muita gente em pista no final de semana

escrito por Fabi Estiga nesta data  18. setembro 2014 08:09

Começando pelo Rio de Janeiro, etapa dupla com um total de 33 duos em pista divididos por 9 escolas, tanto sábado como domingo. Com quatro estrangeiros, lá das Minas Gerais, Agility MG. Eu acho muito bom ter muitas escolas. Manteve-se a média de duplas, nas ateriores foram 32 e 34 inscritos. O que dá exatamente 33.

Já em Pernambuco foram 27 inscritos para a etapa simples, por quatro escolas, que ocorre no domingo. É a oitava etapa do VIII Pernambucano de Agility. Agora deixa eu explicar porque prefiro mais escolas. Se por um acaso, qualquer problema, uma escola não vai, são muitas duplas que não estarão em pista. Em estados onde o agility está crescendo é melhor ter mais escolas com menos condutores.

Finalizando com as etapas da VII Copa Paulista no Dog World, 2ª e 3ª etapas, no total são 78 conjuntos. Sábado 65 e domingo 75. O número de sabático é igual ao da abertura, enquanto que o dominical está mais perto do que deveria ser a média da Copa Paulista. Porém, ah sempre tem um, temos a participação estrangeira, oriundas de Curitiba, cinco no total.

Somando tudo, serão mais de 130 em pista no sábado e domingo. Boas provas para todos!



Tags: , ,

Agility

Midis pela segunda vez no Top3 do Mundial

escrito por Fabi Estiga nesta data  15. setembro 2014 11:00

Escrevi rapidamente no Facebook sobre o 3º lugar do Brasil no Midi, foi muito bom. Primeiro pódio por equipes nesse novo sistema de descarte do pior resultado. A equipe brasileira em geral era parecida com a de 2007, quando os médios foram ao pódio, mas o time é muito interessante, pois tem a mesma dinâmica.

"Segunda medalha do Brasil com os Midis. Quase igual a de 2007. Alias essa equipe 2014 é bem parecida com aquela de antigamente. Na ocasião Samy também estava aposentando um cachorro, a Dana. E foi em grande estilo. Dessa vez foi o Théo. Em 2007 o Aurélio fazia o primeiro mundial dele, agora é a Vivyane. E tinha o Alexander, que fazia as vezes de veterano. E agora a Katia e a Marcela. Não estou acompanhando, mas fiquei MUITO feliz por todos e pelo Brasil!!! Show!!!"

Essa matéria publicada no site da CBA, hoje, dá uma visão mais geral sobre essa e as outras quatro medalhas em Mundiais.
http://www.agilitybr.com.br/detalnot_agt.asp?prod_id=2127

Infelizmente no site oficial da Seleção Brasileira não houve uma notinha sobre nada. Ficou tudo com o Facebook. Acho as redes sociais fantásticas, mas só isso não basta e não bastará. Precisa estar oficialmente documentado. Se eu soubesse que seria dessa forma, quem sabe, teria me empenhado para colocar notícias oficiais no ar.

Parabéns Midis.



Tags:

Agility

Fabi Estiga

Mais, nas redes sociais.




Agility Esporte - divertimento acima de tudo. Se você faz agility e não se diverte é porque está fazendo errado. Acima de qualquer coisa respeite seu cão, lembre-se que ele nunca erra, não tem culpa e não pediu para praticar o esporte. Assim o bem estar de ambas as partes é primordial sempre. "Praticar é preciso, divertir-se é necessário!"