Inveja

escrito por Fabi Estiga nesta data  27. fevereiro 2015 11:10

Eu tenho inveja de quem tem apenas um cachorro. Sério. Acho que a pessoa que consegue ter apenas um é feliz. Não tem todo o peso de ficar pensando em mais de uma condução, mais de um treino. Sem falar nas questões logísticas que são impossíveis de esquecer pra quem tem mais de um cachorro.

Mas o que nos faz precisar de mais cães? No caso dos que visitam este blog é o vício no agility. É óbvio que cães são ótimos, criaturas fora do comum que geram amor desconhecido pelos humanos. Porém a necessidade de continuar correndo atrás de metas e ou até de sensações pré e pós pista nos fazem aptos e receptivos. Mesmo que não sejamos.

O cara que tem um cão é feliz, tenho certeza disso.



Tags:

Agility

VI FestChest - 68

escrito por Fabi Estiga nesta data  25. fevereiro 2015 23:22

Fui buscar o post do ano passado e está aqui. O Festival Chester foi o mais perto do relaxamento que cheguei em uma prova oficial. Mesmo valendo excelentes zerados, foi super relax. Fiz um combinado EZ com Excelente. Uma falta de barra no penúltimo salto. Foi pra matar.

Ano passado foram 84 duplas e esse ano 68, com adicionais de estrangeiros, doze. Sem eles seriam 56.

Destaque na lista para as 28 duplas do Dog World. Há tempos não se via tantos azuis. Lembrou os tempos de superpotência das épocas de ranking de escolas. Agora vem a pergunta. Porque nas provas nacionais e estaduais não tem sido assim?

Claro, a resposta é simples. É um evento Dog World.

De qualquer forma o número de inscritos é parecido com o que vemos nas provas da Copa Paulista e nesta temporada tem assim se desenhado, comparada com a passada, um pouco menor.



Tags:

Agility

AeC2015 250 inscritos

escrito por Fabi Estiga nesta data  25. fevereiro 2015 10:42

A grande leva, pesada, de inscritos para o Américas e Caribe realmente foi ao final do primeiro prazo. Todos quiseram aproveitar o desconto. Foram 200 inscrições. Agora os números seguem aumentando na ordem de 5 por dia. O que me leva a crer que dentro de três dia, findado o prazo, teremos mais de 270 inscritos. Sempre tem gente que deixa pra última hora.

Já é o maior A&C da história, pelo menos em termos de procura. Número de inscritos sempre representa o quanto as pessoas gostariam de estar na competição. Se temos 250 hoje, Bernardo com Bonnie (Welsh Corgi de Curiba) foto abaixo é esse cara, podemos ter certeza que são mais uns 250 com vontade de estar lá.



Tags:

Se pode, então pode, se não pode... então se

escrito por Fabi Estiga nesta data  24. fevereiro 2015 00:01

Estava lendo meus posts de fevereiro passado. Quase não fomos para São Paulo, mas acabou que fomos. Na semana do Festival Chester. Aquele mês de fevereiro foi bem melhor que esse mês de fevereiro, em termos de agility.

Hoje, acabei de ler na verdade, li o post do Miguel (Ferigatto) sobre suas ambições dentro do esporte. Se fala muito hoje em dia na projeção, dentro do esporte. Você precisa se visualizar fazendo algo. Imagina e plantar coisas boas dentro da sua cabeça. É algo meio louco.

A primeira vez que ouvi sobre isso foi em uma entrevista com o Ayrton Senna, sobre como ele fazia para dar aquelas voltas voadoras na última hora. Vale lembrar que em apenas uma volta ele foi o mestre. Largou na pole em quase metade das corridas que disputou. Ele se concentrava e ficava passando todo o procedimento de frenagem, troca de marchas... de uma volta no circuíto em que ele estava. Era um transe, um mantra.

Mais pra frente, coisa de dois anos atrás vi uma entrevista com Steve Vai, um dos grandes guitarristas dos últimos 30 anos. E ele falou algo parecido com isso, mas sobre tocar guitarra. Pro mesmo lado, visualize-se tocando aquela música, tocando bem.

Ano passado confirmei essa teoria lendo o bom livro do Nuno Cobra, preparador físico do Senna. Ele vai muito além do visualizar algo. Aprofundando o princípio ao ponto de blindar sua cabeça contra energias ruins dos outros e até das suas próprias energias.

O vídeo do Steve Vai está abaixo, vale pelos conselhos, vale pela música, pra ver a Flo gritar:



Tags:

Agility | Música

ChesterFest 6

escrito por Fabi Estiga nesta data  23. fevereiro 2015 21:56

Pois então, abertas as inscrições para a sexta edição do ChesterFest ou Chestival, ou ainda Festival Chester. Homenagem para esse dog incrível, Bi-Campeão Brasileiro Unificado. Prova oficial, valendo pra Excelentes Zerados e Combinados Zerados. Ano passado estive lá e quase passei pro grau 3. Quase!!! kkk.



Tags: ,

Agility

Uma boa fórmula para Copa CBA

escrito por Fabi Estiga nesta data  23. fevereiro 2015 11:52

A Copa CBA foi a primeira competição nacional da temporada 2014/2015, e trazia a falta de rankings para iniciantes e grau 1, além é claro da premiação por perna, para ambas as categorias. Foi uma mudança grande, mas não foi ruim, embora ainda tenha seu lado negativo. Como tudo tem.

O que eu ainda discuto é a mesma fórmula de premiação para três campeonatos.

Copa CBA, Brasileiro e Paulista não tem nem ranking, nem premiação por combinado para GZERO e GUM. O Paulista é um regional, mesmo com muita participação estrangeira, é algo pra São Paulo resolver. Porém ter Copa CBA e Brasileiro com o mesmo formato não é muito interessante. Eu faria o Brasileiro com combinados em todas as categorias e a Copa CBA sem combinado algum, premiando por perna.

Fórmula Funcional

O grande ponto, o X da questão, para essa Copa CBA foram as vagas para o Mundial, três em cada final de semana. Isso manteve a disposição, pelo menos das duplas grau 2 e 3 em alta. Sei que não vou, mas sonhar não custa nada, certo? O ranking ficou secundário para o Grau 3, não importou muito o campeão ao fim das quatro etapas, muito mais importante foi estar classificado. Isso foi muito bom.

No entanto os grau 2 continuaram focados no ranking, buscando as inscrições para o Américas e Caribe 2015. Cada um com os seus problemas, mas são duas abordagens bem diferentes. Seria melhor achar um outro prêmio para a próxima edição que fosse a cada final de semana, mais vencedores, mais chances.

E, voltando ao assunto, acabaria com o combinado em todas as categorias, deixando clara a atitude, "ir pras cabeças", 110% sempre, ao invés do devagar se vai ao longe. Alem disso ranking apenas com pontos das pernas para todas as catagorias também. Sem pontos combinados. Isso seria a Copa CBA.

O Brasileiro seria diferente, mas ai é outra história e outro post.



Tags:

Agility

Até o próximo domingo - mais ou menos

escrito por Fabi Estiga nesta data  22. fevereiro 2015 22:27

Mudou o horário novamente, e o relógio do carro, maldito, voltou a ficar errado. Uma hora adiantado, ou quase isso. Dias atrás quando um fuzivel queimou ele atrasou 15 minutos, então agora está apenas 45 minutos errado. Difícil entender. Fácil de arrumar, preguíça de procurar.

Treinamos ontem e hoje pequenos momentos com a Vívian e a Coca. Próximos dois meses serão para aparar as arestas e novamente buscamos o adiantamento, estar na frente do cachorro. No básico elas respondem bem, a dificuldade média ainda falta um pouco. Normal, porque ela nem foi pra pista no grau 1. Prevejo que para as dificuldades deste grau de entrada elas hoje estão prontas. Como temos tempo, vamos aparando mais os pontos de arrasto.

Artur e Aurelio foram bem na Copa CBA. Wendy foi campeã grau 2, Guapo ficou perto da vaga para o Mundial, enquanto que Artur, com Buddy e Tequila, foi muito bem. Pra quem não competia há mais de sete meses um grande resultado. Sinceramente, nunca, mas nunca mesmo, tivemos tantos cães bons num mesmo momento. Os resultados aparecem. Parabéns pra eles e pena não estar lá para compartilhar mais essas conquistas.

Agora, é desligar o maquinário pesado e dormir. Boa semana para todos!



Tags:

Até o próximo domingo

Nica, Jem e Sophia no Mundial 2015

escrito por Fabi Estiga nesta data  22. fevereiro 2015 17:02

Interessante que, já vou assumir logo de cara, que deixei a Sophia meio de fora da minha lista. Como todos os cães e condutores citados ou não, eles merecem. Porém quando a gente chuta nem sempre a bola vai no gol, e menos ainda acaba em gol.

Dito isto parabéns para a Kátia, Vivy e Wesley. Esse último pela primeira vez estará na maior competição de Agility FCI. As outras duas já são "rodadas" em WACs e tendo inclusive medalhas. A mais recente ano passado dividindo o time Midi. Num esporte que se renova pouco, ver, específicamente, o Wesley classificado é muito bom.

Então já temos seis dos doze classificados para estar na Itália no segundo semestre. São eles: Samir/Lali, Katia/Nica, Merire/Pyatã, Vivy/Jem, José Luiz/Bona e Wesley/Sophia.

Teremos outras três duplas classificadas mês que vem pelo Ranking Final do Brasileiro e mais três nas seletivas 2015, em maio. Previsões pra quem classifica? Olha, mais pra frente eu faço. Agora tenho medo de errar. hehehe.

Na foto retirada do perfil da Katia no Facebook: Wesley/Sophia, Vivy/Jem e Katia/Nica.



Tags: , ,

Agility

E a vaga fica com...

escrito por Fabi Estiga nesta data  20. fevereiro 2015 20:38

Imagine se a vaga para o Mundial desse final de semana fosse por votação? Quem você acha que ficaria com ela? Mais fácil ficar quem não ficaria! No primeiro turno, por merecimento e não votação, levaram as vagas Samir/Lali, Meire/Pyatã e José Luiz/Bona. Três duplas com passagens por mundiais.

E agora, no segundo turno, será que teremos novidades? Lembrando que os pontos das duas primeiras etapas não serão usados para decidir quem são os melhores. Esses pontos valem apenas para o ranking. Todos começarão zerados amanhã.

Mini - a vitória da Lali com Samir não foi surpresa, afinal de contas foram vice do XV Brasileiro. Paulo com Blanka e Katia com Nica marcaram o mesmo número de pontos nas duas primeiras etapas. É uma possibilidade concreta, qualquer um dos dois pode levar a vaga, baseado apenas no que vimos em Agosto. Flavio/Lilly, Renan/Nitro, Sonia/Beatriz, todos com passagens por mundiais, não marcaram muitos pontos, mas estão lá;

Midi - acho que ninguém apostaria em Pyatã conduzido pela Meire como vencedora das primeiras provas. Dora que é sem dúvidas o cachorro mais rápido do Brasil hoje foi bem no primeiro turno de pistas. Segundo lugar. Porém a falta de constância pode prejudicar. Vivy e Jem também são fortes candidatas e é claro, o multicampeão Théo, conduzido por Samy, sempre pode vencer. Marcos Victor com Fly também é uma possibilidade;

Standard - líderes da Copa Paulista, Copa CBA e Brasileirão. São eles José Luiz e Bona, já classificados para o Mundial 2015. Como poucos lerão vou colocar aqui os favoritos, kkk: Black, Cookie, Guapo, Life e Vicky. Conduzidos por Samy, Felipe Minet, Aurelio, Tiago e Paulo. Tem a Fendi muito rápida que chegou agora ao G3, a Sophia que foi com o Wesley a melhor dupla do primeiro final de semana no G3 Standard, porém a vaga fica entre esses cinco citados primeiro.



Tags:

Agility

DINASCUP - árbitros e valores

escrito por Fabi Estiga nesta data  20. fevereiro 2015 10:59

O préAEC ou DinasCup será uma bela competição. Quatro pistas para qualquer dupla e com vários árbitros diferentes. Samir, José Luiz, Artur e Priscila Blanco, da Argentina. Serão pistas grau 1 e Open 2 e 3. Um grande desafio.

Pra quem vai viajar para competir no Américas, perde a segunda e a terça e já vai pra fazer as pistas no domingo. Praticamente um treino para as provas em Itu. Afinal, todo mundo tem aquela aresta.

As informações todas estão aqui. Abaixo o flyer de divulgação.



Tags:

Agility

AeC2015 mais números

escrito por Fabi Estiga nesta data  18. fevereiro 2015 23:26

E agora já são 10 times com a entrada da Guatemala, que também esteve presente no Américas 2009, ficaram todos na casa da Val, maior loucura. O número de inscritos ultrapassou a da edição anterior e só deve aumentar, chegando perto do prazo final, final, finalzão mesmo, agora dia 28 de fevereiro.

Esse é outro ponto diferente, há seis anos o prazo foi maior.

A Argentina tem a segunda maior delegação com 45 duos inscritos, é um número significativo. O Brasil por exemplo tem 111. Já falei isso antes, se todos forem confirmados e estiverem em pista será talvez a maior delegação estrangeira em um Américas e Caribe, batendo inclusive as maiores do Brasil, históricamente.

Nos resta aguardar. As equipes por países, no link abaixo:
http://aec2015.agilitybr.com.br/page/Equipes.aspx



Tags: ,

Agility

Finais da VI Copa CBA - inscritos

escrito por Fabi Estiga nesta data  18. fevereiro 2015 18:33

Finalizada a bagaça temos um total de 91 duos na lista, mas que ainda deverá sofrer correções, acredito. Assim temos 87 e 85 inscritos no sábado e domingo. É uma competição curta, são praticamente dois finais de semana e quase que uma etapa não tem ligação com a outra. Já que o grande prêmio são as vagas para o Mundial 2015.

Nas etapas de abertura em Cotia, no Centro Cultural Wurth, fechamos a conta com 96 e 98. Na média das quatro etapas 91,5 por prova. Não é ruim, pra uma competição sem rankings grau 1 e iniciante e de apenas quatro etapas, porém também não é sensacional. Seria melhor se a cada semestre fosse disputada uma competição nacional. Primeiro a Copa CBA depois o Brasileiro, por exemplo. Na minha visão.

Já foi assim.

UPDATE: 23:10 dia 18/02/2015



Tags:

Agility

Até a próxima terça-feira - não vi a Mangueira entrar

escrito por Fabi Estiga nesta data  17. fevereiro 2015 23:32

Não fiz a piada "viu a mangueira entrar?" nesse carnaval. Estou ficando adulto, finalmente, mentalmente. hahaha. Fizemos mais um treino hoje, quarto em cinco dias. Foi bom, o salto para nós, ao fim de tantas passagens, que nem foram tantas é positivo.

Salto túnel, cachorro pro lado condutor pro outro e o dog entrou. Glee está melhor.

Vìvian também conseguiu alguns avanços com a Coca. Menos voz, menos braços, mais perna. É difícil, porém o dog necessita. Pode ser que demore pra que essa possível melhora seja vista em pista, só nos resta aguardar.

Com o Bola o Théo está muito bem. Fazendo os mesmos percursos que nós e com poucos erros. Tá certo que o ele é treinado, grau 3 (cachorro). Mesmo assim em pista eles tem feito boas apresentações. Tem futuro a dupla.

É isso, amanhã começa a semana, e começa novamente o ano.



Tags:

Agility | Treinamento

3 dias de treinos

escrito por Fabi Estiga nesta data  15. fevereiro 2015 23:45

Sem fotos, sem vídeos. Apenas treinos. Começamos na sexta-feira, fazendo o treino que era pra ser apenas sábado, entreguei a Cuca, oriunda de Candelária, cidade do interior do Rio Grande do Sul, de colonização alemã. Depois, sábado fomos novamente, ai o Artur, irmão do Anderson também estava lá treinando, além da presença do Felipe Mendes. Hoje fomos novamente para São Leopoldo, aproveitando o feriadão de carnaval, botar patas e pés em pista.

Aurelio e Artur estarão nas provas da VI Copa CBA, no próximo final de semana, nós não vamos. Meta agora é sim guardar dinheiro para o Américas e Caribe, que sim voltou a ser nosso próximo horizonte agilitístico. Antes dele a Copa Dina. Sobre esse assunto volto a falar durante a semana.

Nesses três dias colocamos os dogs pra correr e acredito que tivemos uma melhora em diversos aspectos. Coca está melhor e agora faltando menos de dois meses para a primeira competição oficial dá pra ver que ela progressivamente se tornará uma bela doga. Vívian é que precisa de mais condicionamento, não para correr, mas sim para conduzir.

Théo vem treinando o Bola, ou o Bola vem treinando o Théo, não sei direito. O fato é que os dois vem mostrando um ótimo entrosamento e nesses três dias melhoraram demais. Muito orgulhoso de ambos. Uma boa dupla.

Já no meu canto, com a Glee venho buscando mais o tempo dela e também treinando coisas que pode ser que um dia a gente pegue pela frente em provas. Mesmo extremamente cansado que estou hoje, creio que estou melhor do que estava na sexta. Correr neste domingo foi bem mais fácil do que na sexta.

Agora, vou dormir. Fui!



Tags:

Agility | Treinamento

Schummy 12 anos

escrito por Fabi Estiga nesta data  15. fevereiro 2015 23:28

Foi hoje, passei o dia pensando em tirar essa foto, mas o tempo foi passando. Tempo, tempo, tempo. Tudo na vida do Schummy foi sempre tempo. O cara que abriu as portas pro meu agility, primeiro em muitas coisas, mas principalmente meu primeiro Border Collie. Parabéns Schuco!

Dorme mais do que qualquer coisa isso ai, mas tá inteiro e aparentemente vai longe essa mala. Ah, é claro, ainda é viciado em bolinhas.



Tags:

Geral

Fabi Estiga

Mais, nas redes sociais.




Agility Esporte - divertimento acima de tudo. Se você faz agility e não se diverte é porque está fazendo errado. Acima de qualquer coisa respeite seu cão, lembre-se que ele nunca erra, não tem culpa e não pediu para praticar o esporte. Assim o bem estar de ambas as partes é primordial sempre. "Praticar é preciso, divertir-se é necessário!"