Idiossincrasias do Agility

escrito por Fabi Estiga nesta data  28. abril 2016 23:48

Setenta (70) duplas em pista na Copa Paulista, melhor resultado dessa temporada, posso estar errado, mas acho que é. Com treze (13) duos estrangeiros. Mesmo assim são 57, pouco acima da média. Se o DW colocou a maioria em sua prova, agora é a vez da Ducão.

O interessante é que temos prova do Carioca no mesmo dia e duplas do Rio inscritas na prova de São Paulo. Lá com 19 duos. É para pensar, se você quiser.

Enquanto uns comemoram os 70... enfim, não vou nem começar. Sinceramente já me descabelei demais por estados que não são os "meus", embora o esporte seja de todos. São Paulo X Rio, Rio X Rio.



Tags: ,

Agility

Camisas AgilityESP edição 2016

escrito por Fabi Estiga nesta data  26. abril 2016 00:37

Em breve maiores informações.



Tags:

Agility.ESP.BR

Até o próximo domingo - chuva caia como luva

escrito por Fabi Estiga nesta data  24. abril 2016 23:13

Chove nessa terra, finalmente, para mudar de vez a estação. Do verão interminável para o outono das folhas que caem. Mas pra quem tem cachorro muito chuva nunca é um bom negócio. Menos ainda pra quem precisa treinar, de vez em quando.

Começando a programar uma possível viagem para Atibaia, finais da Copa CBA.

Final de semana que vem temos provas estaduais no Rio de Janeiro e em São Paulo. Etapas simples, 5ª no RJ e 9ª em SP. Falando em Rio estou bem colocado nos rankings do grau 3 com o Bola e com a Glee no G2. Aqui tem tudo, todas as categorias. Queria voltar lá pra tentar melhorar as posições. Vamos ver.

Notícia boa do final de semana, Anatel resolveu suspendar o lance das franquias de dados. Vamos ver até quando. Deu certo a pressão popular. A internet já não é grandes coisas, ia ficar muito pior.

Aqui em casa estamos de peixe novo. O Grohe, um Beta azul. Havia um vermelho tempos atrás que morreu, nome dele era Doritos. Esse é uma homenagem ao goleiro do Grêmio.

Uma boa semana para todos e até o próximo domingo.



Tags: , ,

Até o próximo domingo

Reis do Jumping

escrito por Fabi Estiga nesta data  22. abril 2016 23:08

Agility ou Jumping, qual a tua preferência? Eu curto as duas pistas. A melhor definição de Agility quem me deu foi o Dan. Disse ele que eu deveria dividir a pista entre as zonas de contato. A cada uma você zera a cabeça e parte pra outro percurso. Funcionava quando eu parava os dogs nos contatos.

O Jumping é nonstop. Um bom Jumping te garante boas chances de pódio, no entanto muitos ficam pelo caminho. Foto abaixo by Ferigatto.Wordpress.com, Tiago e Life.

Baseado nisso notei, alias não apenas eu, no ranking Open da Copa CBA uma tendência forte, no standard, para ótimos desempenhos de duplas em Jumpings. Os minis e midis entram em percursos diferenciados, Standards tem pistas apenas para eles.

A balança pende tanto para os percursos sem contatos que o número de pontos marcados por todas as duplas juntas é três vezes maior nos jumpings. Os quatro primeiros, na média, marcaram mais de 85% dos pontos nessas pistas. Na quinta colocação aparece a primeira dupla com equilíbrio entre os dois tipos.

Eu afirmaria com toda a certeza do mundo que é possível vencer o ranking da Copa CBA apenas marcando pontos nos Jumpings. Tanto que a dupla líder do Standard continuaria nessa posição se tivesse zero ao invés de 5 pontos nas pistas de agility. No entanto os poucos pontos marcados com os contatos tem feito a diferença no posicionamento. Não em quem classifica para o Mundial, ai é outra história. E todos entrarão nas etapas finais com chances, menos os três que já estão classificados e aparecem em destaque abaixo:

São muitos dados e o post já ficou muito longo, no entanto vale ainda falar um pouco mais. O caminho das pedras, baseado nessa tabela, pra quem quer classificar para o Mundial é simplesmente tentar fazer o máximo de pontos nos jumpings. Nas últimas duas etapas serão duas oportunidades. 10 pontos em disputa. E no Agility levar pro final.

Mais do que ser rápido esse ranking com esses pontos afeta o psicológico dos competidores. Rasgar o Jumping e fazer um feijão com arroz no agility com menos tempero, não sem sal. Nem é tanto pela velocidade, é mais pra ver como todos podem lidar com suas consciências.



Tags:

Agility

2016, um ano de muitas décadas - primeiro pódio

escrito por Fabi Estiga nesta data  22. abril 2016 18:09

Quem liga pra premiação? Nós humanos, os cães cagam homericamente pra isso. Menos é claro se o prêmio for algo desejado. Tipo, se o troféu fosse uma embalagem com três bolas de tênis...

Na foto ao lado vemos Schummy hoje com o troféu que ele ganhou há dez anos, várias comemorações nesse feriadão. Como diz o título, 2016 é um ano de muitas décadas. Meu primeiro pódio também veio de lá, de 2006, na minha segunda prova oficial, no Rio de Janeiro. Um honesto quarto lugar.

Acho que foram duas faltas. A pista foi melhor que a da primeira prova. Eu estava menos nervoso e a pista também estava um pouco mais aberta. Com os obstáculos que não eram para serem feitos um pouco mais longe.

Não acredito que ter começado com uma quase vitória na primeira prova e um real 4º lugar na segunda tenha me dado mais vontade de competir. Não creio nisso. Apenas foi um alento para que continuasse minha trajetória dentro do esporte.

Tanto em 2006 quanto agora em 2016 Schummy caga pro troféu. Passei a dar menos valor também. Hoje guardo o que é mais bonito. Tenho umas 40 medalhas guardadas, pouco pra quem competiu nos últimos 10 anos, mas muito pra quem nunca foi de ganhar.

Já diz a música "só sabe o que é ganhar, quem não cansou de perder". Eu sei o valor da vitória e é praticamente nenhum, o que vale mesmo, e o que vamos sentir falta, é a companhia dos nossos velhos amigos.

Abaixo, nossos passados imprevistos.



Tags: , ,

Agility

2016, um ano de muitas décadas - a primeira oficial

escrito por Fabi Estiga nesta data  21. abril 2016 20:36

Cara, 10 anos não é pouca coisa, e a idade do Théo! Uma vida! Então há dez anos eu fazia meu primeiro percurso oficial, láááá no Rio de Janeiro, grande Rio de Janeiro. Na Ilha do Governador, uma viagem que jamais vou esquecer por diversos motivos, o primeiro é claro, é óbvio, por ter sido a minha primeira prova oficial.

E naquela ocasião, reclamem agora iniciantes, os que estavam começando entravam em pista apenas UMA VEZ. É, não tinha combinado, a premiação era por pista, mas só havia uma pista mesmo. Ruim. Porque eu fui mal na minha primeira. Mal e bem. Estava ZERADO, pronto pra ganhar a prova, um dos últimos que entrou em pista, teria ganho se tivesse completado, mas fui desclassificado.

Quem nunca?

As lembranças daquele dia talvez jamais sejam apagadas na minha memória. Estava nervoso, dog louco, corria apontado pro lado que caía, e caía pra tudo que era lado. Schummy foi um grande cão nessa primeira pista, como ele ainda é. Porém, como ele sempre também foi, imprevisível. Não tinha nunca como prever o que ele faria em pista. Era muito cachorro pra qualquer condutor do sul do Brasil naquela ocasião.

Gravei um Café com Agility, está abaixo. Não contei tudo que aconteceu, precisa de algumas seções de análise para falar tudo, no entanto ficou justo.



Tags: ,

Agility

Shine on you crazy dimond

escrito por Fabi Estiga nesta data  21. abril 2016 18:57

De uns tempos pra cá tenho visto muitos CDs sendo lançados como se fossem LPs. Saudoso élepê. Não é nada pratico esse lance físico, mas tenho pena de quem não se apega na música como absorvível pelos cinco sentidos. "Ah, eu faço download direto da loja pro meu player". Nada contra, menos ainda a favor.

O fato, fatão mesmo, é que antigamente o sensorial era melhor. O cheiro do plástico novo do disco, o ritual de dedar as capas, AH as capas, sensacionais como essa do Wish You Were Here que comprei hoje, só que em CD. A foto acima peguei na internet, porém o meu CD é igual, pequeno, com a capa igual, contra capa, encarte, e até o disco, no meio, tem a imagem que tem no meio do LP.

A obra, de julho de 1975, foi gravada no Abbey Road. Estúdio onde os Beatles gravaram todos os seus discos. Não por isso, porém também por isso, é fantástico.

Se você gosta das músicas dos dias de hoje, onde o refrão já vem com 10 segundos de música, não vai gostar de Wish You Were Here. Esse disco não é pra você. Porque você precisa saber escutar. Se antigamente a música era pros cinco sentidos, hoje em dia ela é praticamente pra nenhum.



Tags: ,

Música

Cadastre-se e receba exercícios por email

escrito por Fabi Estiga nesta data  20. abril 2016 10:55

Truta, Tiago Vieira, tem um site sobre agility, Aqui ó http://agilityexercicio.com/. Eu já sabia, mas por algum motivo não tinha registrado a informação aqui. O mais legal é que você cadastra o seu email na ÁREA VIP e recebe uns exercícios pra começar a treinar. Muito bom, gostei!



Tags: ,

Agility

Tubarões

escrito por Fabi Estiga nesta data  18. abril 2016 22:03

Há dois anos eu fiz uma matéria pro site da CBA falando sobre os peixinhos do agility. E nela estavam três dos quatro entrevistados pelo Adestrador online. A matéria está aqui, do site da CBA. Em março de 2014 Yuri e Nicolle já competiam, Théo e Guilherme ainda não estavam em pista oficialmente.

O vídeo feito pela Michelle e pelo Thomas está aqui e já teve mais de 500 visualizações. Interessante que quase pontualmente programado para dois anos no futuro. Algo que pro nosso agility é muito bom, o número de views. Minha mãe gostou. kkk.

Acima em foto by Ferigatto, Pedro Lucas, com sua doga Grau 3. Um dos citados na matéria da CBA.

Onde eles poderão chegar no agility? Difícil dizer. Como falei ao final do texto para o site da CBA "não podemos simplesmente adiantar nossos relógios". Temos que esperar. Pelo andar da carruagem podemos dizer que estão crescendo bem. O agility será uma primeira opção de vida pra eles? Acredito que não. Poderão ser bons condutores? Acredito que já são.

Resta continuar subindo nas qualificações do agility: bom, muito bom, excelente e excelente zerado!



Tags: , , , ,

Agility

Política, Futebol e Religião

escrito por Fabi Estiga nesta data  18. abril 2016 10:55

Dia desses conversava com um amigo, distante, desses que seria bom ter mais perto e falei pra ele que desde novo três coisas eu não discuto: futebol, política e religião. Uma quarta opção, música, eu também não discutiria, mas ai também ia conversar sobre o que?

Disse ele "sorte sua".

Fico imaginando o monte de gente que briga com amigos por assuntos tão banais. Ai você vai levantar a bandeira e tentar me dizer que é importante estar ligado em política, pelo menos, porque as pessoas que colocamos no poder estão lá para fazer o melhor e que negligenciar é ser conivente.

Eu concordo.

Mas faço a minha parte pelo Brasil estacionando no lugar certo, não entrando no caixa de 10 ítens, com 11 ou 101 volumes, deixando as pessoas atravessarem quando estão na faixa de segurança e atravessando na faixa, sendo honesto com meus clientes, sendo educado (por favor, obrigado, bom dia), entre outras coisas. Se todos fizessem isso, garanto, não precisaríamos de pessoas que sequer sabem conjugar o plural.



Tags:

Geral

F12016 - Rosberg na China

escrito por Fabi Estiga nesta data  17. abril 2016 12:57

Terceira vitória seguida de Rosberg em 2016, sexta entre o final da temporada passada e agora. Rumo ao primeiro título mundial, já que Hamilton teve outra prova ruim. O alemão tem praticamente o dobro de pontos do inglês. Apesar de outra vitória fácil a corrida foi boa.

O Top10: Rosberg, Vettel, Kvyat, Riccardo, Raikkonen, Massa, Hamilton, Verstappen, Sainz e Bottas.

Com muitas alternativas a corrida foi muito disputada do 2º lugar para trás. Vettel fez uma prova incrível, depois de bater no companheiro de equipe logo na largada. A Ferrari esteve muito bem. Acho que em condições normais não venceria a Mercedes, mas chegaria perto nessa prova.

Massa teve uma boa briga com Hamilton, segurando o piloto da Mercedes na parte final da prova, começando a temporada bem melhor que seu companheiro de equipe. Nars por sua vez sofre com a quase falida Sauber, reclamando que o tem algo de errado com o seu carro.

Rosberg tem boas chances de ser campeão, mas é possível que, com o número de problemas que todos vem tendo nesse início de temporada, que uma hora ele também sofra algum mal.



Tags:

F1

Entrevista com a nova geração do Agility

escrito por Fabi Estiga nesta data  15. abril 2016 15:03

Yuri, Nicolle, Guilherme e Théo em entrevista para o Canal Adestrador online. A Michelle fez um baita trabalho lá nas provas do Paranaense falando com uma nova geração de condutores aqui do sul do Brasil, nova na idade, porque fazem agility há tempos.

Acredito muito nessa geração, que é composta por mais gente no resto do Brasil, alguns como a Mariana e o Pedro Lucas, já no grau 3. Brigado Michelle, ficou muito bom. E vai ser legal ver novamente daqui uns anos!



Tags: , , , ,

Agility

No tempo que eu pilotava na F1

escrito por Fabi Estiga nesta data  14. abril 2016 11:55

Hoje eu apareço nas tabelas de tempos com meus cachorros, mas já estive acompanhado por gente mais rápida. Mansell, Senna, Prost, Rosberg, Berger... Há 30 anos. O Senna ganhou a corrida, Teo Fabi em 5º.



Tags:

F1

2016, um ano de muitas décadas - uma semana

escrito por Fabi Estiga nesta data  13. abril 2016 18:46

Em 2006 eu estava me preparando para viajar ao Rio de Janeiro e fazer minhas primeiras provas oficiais como competidor. Dia 13 de abril de 2016 foi uma quinta-feira.

Aurelio voltou do Américas e Caribe, na Colômbia, como Campeão naquele ano junto com o time Midi. Carlinhos e Kuka campeões individuais. Depois de um treino ele disse "vamos pro Brasileiro no Rio de Janeiro?". Óbvio que topei.

A conversa não foi tão rápida assim, mas foi.

Nunca tinha viajado com um cachorro numa caixa, menos ainda de avião numa caixa. Tudo era muito novo naqueles tempos, fico imaginando a galera que começa hoje cheia de dúvidas e também com tantas expectativas de como será isso ou aquilo, as pistas, os árbitros, o tempo... é tanta coisa. Na minha cabeça naquela semana eu pensava "será que estou pronto?" e "será que o Schummy vai ficar na caixa?".

A foto ao lado é de uma apresentação em novembro de 2005. Eu com Schummy.



Tags: , ,

Agility

Rankings do I Paranazão

escrito por Fabi Estiga nesta data  13. abril 2016 01:03

Já estamos na segunda edição do Paranaense, mas no final de semana agora (2 e 3 de abril), foram feitas as premiações para os ganhadores dos rankings, o Top3 de cada um. Abaixo Yuri com Spicy (2º), Fernanda Lesnau (coordenadora da Universicão), Cassiana com Kid (1º) e Bernardo com Bonnie (3º) do Iniciantes Mini/Midi.

Em termos de escolas temos o seguinte número de premiações por escolas:

10 Universicão
07 Border Collie Curitiba
06 Amigo Cão/AgilityESP
05 Samir Agility
02 GAP
02 EPOCA
01 AMAC
01 Agility3

Em número de títulos temos a seguinte distribuição:

05 Border Collie Curitiba
04 Universicão
01 Amigo Cão
01 Samir Agility
01 GAP
01 EPOCA

Abaixo Marco Polo (Coordenador da equipe Border Collie Curitiba) Daniel com Paco e Fernanda Lesnau, fazendo um bico na foto, já que ela não estava nesse ranking. kkk. Grau I Midi.



Tags:

Agility

Fabi Estiga

Mais, nas redes sociais.




Agility Esporte - divertimento acima de tudo. Se você faz agility e não se diverte é porque está fazendo errado. Acima de qualquer coisa respeite seu cão, lembre-se que ele nunca erra, não tem culpa e não pediu para praticar o esporte. Assim o bem estar de ambas as partes é primordial sempre. "Praticar é preciso, divertir-se é necessário!"