Goldens x Borders - o embate natimorto

escrito por Fabi Estiga nesta data  18. novembro 2011 01:21
Adalgisa fica mostrando vídeos lá no Facebook, principalmente comparativos onde Goldens são tão rápidos quanto Borders. Brincadeiras a parte, fico zoando direto os QRMBC que são importantíssimos para o agility, mas a verdade precisa ser dita. Tais cães são muito mais leves que os que vemos no Brasil hoje.

Quem já foi ou vai em exposições de beleza vê cães gigantes, com muito osso, pesados pra cumprir função no trabalho. Lembro dos Borders de exposição com temperamento perto do zero, parados lindos, e pesadões. O Tobby é um exemplo disso, é um cachorro que mesmo magro era pesado. Um cão de 32kg não tem como competir com um Border "gordo" de 22. O Schummy hoje deve estar pesando isso. Na época que competia não passava de 20. Normal dele era 19.

No comparativo que a Adalgisa mostrou temos um Golden pequeno, pouco maior que um BC. Só assim é possível. Algo que para quase todos os criadores brasileiros da raça seria algo totalmente fora dos padrões.

Abaixo o vídeo que a Adalgisa postou:



Tags: ,

Agility

Comentários

18/11/2011 08:30:36 #

Marcela

No Brasil não temos Goldens de trabalho, na verdade, tirando os BCs e alguns Aussies do Sul, não temos nenhuma outra raça de trabalho. Seria o mesmo que pegar um BC de exposição e colocar em pista...ele pode aprender tudo, mas o corpo nunca vai "ajudar". Os Goldens do BR já são campeões, só por ter que fazer tudo carregando todo seu peso de um cão bonitão de exposição Smile

Marcela Brasil |

18/11/2011 10:37:59 #

Lau

Concordo com a Marcela! Ja sao campeões, só de quererem fazer!!
Mas também acho, que a mentalidade que tinha que mudar... O golden é lindo, é. É fofo, é! Tem temperamento, tem! Mas já mudou MUITO do que era realmente pra ser. É só ver as linhagens americanas, e as européis, são totalmente diferentes uma da outra... Eu continuo achando que o foco tem que ser SEMPRE o trabalho. E em cima disso, se formar a conformação. E to torcendo pra que não aconteça o mesmo com os Flats, mesmo que, isso já venha acontecendo, infelizmente;... Mas não numa forma tão intensa como com o Labrador (que pra mim, também já mudou muito), ou o Golden...

Lau Brasil |

18/11/2011 12:09:54 #

Carol

Cães de trabalho podem competir pau a pau com borders. Mas como a Marcela falou, fora os BCs, temos pouquissimos canis de outras raças que focam para trabalho. E lembrando que, diferente do que os criadores de beleza colocam, criação de trabalho de verdade é, na minha opiniao, mais criteriosa que de show!
O BC é a uma das poucas raças no mundo cuja criação show não engoliu o resto da criação. Goldens foram engolidos, labs também, pastores belgas e alemães, bearded collies, shelties, poodles. Praticamente todas as raças.


Infelizmente Frown

Carol Brasil |

18/11/2011 17:50:55 #

Daniel Nakamura

É vero... Eu acredito até que se deva ter cuidado para praticar agility com labradores-goldens com peso acima da média, não é?

Daniel Nakamura Brasil |

18/11/2011 20:36:22 #

Adalgisa

No Brasil, a tendência de mudarem as raças pra priorizar a beleza e estrutura é porque a grande maioria das pessoas que compram querem os cães apenas pra pet. Não pra trabalho, são pra enfeites e no máximo pra desfilar nas ruas. Agility ??? "Ah, aquele que apareceu no Faustão ?"
E realmente, é muito difícil, mesmo lá fora ver um Golden rápido que fique "pau a pau" com os Borders. E por isso são o MÁXIMO quando aparece !!! São como diamantes, raros e belos !!!
Um dia ainda acho o vídeo do jeito que você quer ,viu Fabiano, rsrsrsrsr.

Adalgisa Brasil |

Fabi Estiga

Mais, nas redes sociais.




Agility Esporte - divertimento acima de tudo. Se você faz agility e não se diverte é porque está fazendo errado. Acima de qualquer coisa respeite seu cão, lembre-se que ele nunca erra, não tem culpa e não pediu para praticar o esporte. Assim o bem estar de ambas as partes é primordial sempre. "Praticar é preciso, divertir-se é necessário!"