Finais do I Campeonato Paranaense

by Administrator  Dia 20/06/2014
Foram provas quentes no inverno Paranaense, São José dos Pinhais tornou-se a capital do Agility sul brasileiro desde agosto de 2013, bem opostas as de fevereiro quando fez frio no verão. Tudo pareceu meio ao contrário nesse Campeonato, menos o sucesso. Esse sim, está bem longe de ser fracasso. O Paranaense, e suas cinco etapas, foi nota 10!
Sexta
20/06/2014
Estivemos nas cinco etapas do I Campeonato Paranaense de Agility e as finais, disputadas dias 14 e 15 de junho de 2014, foram as melhores para nossas duplas. Foram cinco pódios e a conquista de três boas colocações nos rankings, que ainda precisam ser confirmadas após a publicação dos resultados e pontos. Foto acima by Fabi Estiga, Elvis na pré pista com Vìvian.

A equipe AgilityESP nas etapas Finais do Paranaense

Fabiano/Bola - Border Collie - Standard Grau 3
Fabiano/Glee - Heeler Collie - Iniciante Standard
Vívian/Elvis - Border Collie - Veterano Standard
Vívian/Bola - Border Collie - Standard Grau 1

4ª Etapa

Começando pelos iniciantes: Com a Glee (foto abaixo by Jorge Daniel Franzoni) entrei novamente na categoria pela experiência de pista, importante para ela. Com as provas desse final de semana, já foram 8 entradas. Como sou graduado (condutor Grau 2 ou 3) não fomos ao pódio. Mas no combinado de tempos terminamos com a primeira colocação. Elvis e Vívian no veteranos não tiveram provas boas, mesmo assim conseguiram terminar as duas pistas e na terceira posição o combinado, foram ao pódio.

Vívian fez suas primeiras pistas com Bola. Na primeira uma desclassificação, mal posicionada e atrasada não mostrou corretamente o obstáculo para o cachorro. Na segunda pista um Excelente Zerado.

E finalizando a etapa, Fabiano e Bola, jornada dupla para o dog, fizeram apresentações boas no Grau 3, porém duas faltas na primeira pista e uma na segunda terminaram com a segunda posição, um bom pódio na primeira vez. E alguns pontos no ranking.

5ª Etapa

Dividi a narração da prova dos iniciantes com a entrada em pista com a Glee. A concentração não foi das melhores, mesmo assim fizemos duas boas pistas. No entanto a segunda, com uma falta e um refúgo, foi ruim. Apesar da ótima velocidade apresentada por ela.

Elvis e Vívian (foto ao lado by Jorge Daniel Franzoni) foram melhores. Além do peso dos seus 11 anos, Elvis sentiu a grama fofa e mediu vários saltos, como havia feito sábado. No segundo percurso Vívian deu mais confiança para o dog e isso ajudou bastante, foi a melhor do final de semana.

No grau 1, Vívian e Bola deram um Show. Zeraram o combinado! Venceram a prova e de quebra já subiram para o grau 2. Seria o esperado para uma dupla praticamente grau 3, o detalhe é que eles nunca treinaram.

E no grau 3 novamente ele, Billy Bola, venceu. Duas pistas zeradas para nós. Mas eu estava contente com aquilo que achava ser um segundo lugar. Ao terminar os dois percursos não sabia que estava na primeira colocação, mesmo assim sabia que estava no pódio e comemorei a segunda posição. Foi um final de semana ótimo. Em nossas vidas, eu e Bola, nunca havíamos feito dois pódios em uma etapa dupla. Só eu não sabia da falta da Fernanda com a Laka na primeira pista. Assim acabei vencendo e a primeira colocação no pódio foi o desfecho perfeito para uma temporada sensacional.

Pódio grau 3 standard da 5ª etapa do ICPR (da dir para esq): Representante da Hercosul, Nicole, Aurélio com Guapo, Marco Polo Rauth, Fabiano com Bola, Paulo Prado (árbitro), Fernanda Lesnau, Felipe Minet e a representante da Virbac.

A desclassificação

Na soma das quatro pistas de Vívian e Bola não tivemos uma falta sequer, apenas uma desclassificação. O mérito da dupla foi fazer pistas para zerar. É difícil um cão respeitar o condutor, mas Bola foi muito fiel a condutora nessas provas.

O agility porém não perdoa distrações, no único momento de pouca atenção de Vívian veio a eliminação. Vídeo ao lado.

Sem títulos

Terminamos o paranaense sem títulos, algo que não importa muito, de verdade. Tivemos um no Brasileiro, do Elvis, e uma boa posição do Bola no grau 2 standard. Entre os 10 melhores. Mas no regional que disputamos não.

Foram poucas provas, apenas cinco. E num campeonato curto como esse é importante marcar desde o início bem. Mesmo assim acredito que ficamos com três pódios nos rankings. Do grau 1 Standard (Ví/Bola), Grau 3 Standard (Fabiano/Bola) e com certeza, 3º lugar para o Elvis no veterano.

Confirmadas as boas posições terá sido a melhor temporada da história da equipe.

Mesmo assim voltamos pra casa com um troféu. Foi esse ao lado, lindo prêmio, entregue pelo Aurélio que recebeu no lugar da Vívian em Itú, nas finais do XV Brasileiro em que não estivemos presentes.

Próxima temporada

O calendário nacional já foi divulgado, a princípio disputaremos o XVI Campeonato Brasileiro e a VI Copa CBA, que começa agora em agosto. Serão juntas 10 provas e além disso esperamos disputar novamente o II Paranaense e talvez o possível Sul Brasileiro de agility. Mas isso é outro assunto.

Obrigado pela visita e por ter lido!

Fabiano Estigarribia
http://www.agility.esp.br/fabi

Curtinhas

:) Vìvian passou com Bola para o grau 2 de forma meteórica. Em quatro provas três excelentes zerados;

:) Glee fez oito pistas nessa temporada, completando sete delas. Apenas uma desclassificação;

:) Dessas sete pistas foram seis excelentes zerados, sem faltas de tempo ou percurso. Uma ótima retrospectiva;

:) Em termos de medalhas foram cinco no final de semana. Duas do Elvis e três do Bola, que subiu no pódio tanto com Vìvian quanto comigo no domingo;

:) A cada medalha ganhamos um ursinho de pelúcia, oferecido pela Virbac;

:) Para os primeiros lugares, a Three Dogs (Hercosul) oferecia um saco de ração. Com nossas boas provas, do Bola, no domingo livramos 16kg;

:0 Duas semanas sem precisar comprar comida!!! Adoramos o Paranaense!!!



| Voltar ao Topo |